PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 04/2019
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 04/2019
Legenda: PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 04/2019
Data: 08/10/2019










EDITAL Nº 04/2019

 

                        O Prefeito do Município de Vitorino, Estado do Paraná, no uso das atribuições legais que lhe confere o disposto nos incisos IV e XI, do art. 69, da Lei Orgânica Municipal, as disposições constantes na Lei Municipal nº 948/2007 e alterações, Lei Municipal nº1532/2016,Lei Municipal nº 1732 de 05 de julho de 2019 e o constante  no art. 37, da Constituição Federal, resolve TORNAR PÚBLICO a abertura das inscrições do Processo Seletivo Simplificado, visando atender necessidade temporária e excepcional interesse público conforme segue:

1. DOS CARGOS

N.º de Vagas

Denominação do Cargo

Salário Mensal

Carga Horária

Habilitação/Qualificação profissional

01

Agente de apoio Operacional

812,34*

40HRS

Alfabetizado

01

Agente de Operação de Veículos e Equipamentos

1082,25

  40HRS

Alfabetizado e Carteira de Habilitação Específica

01

Técnico de Apoio Administrativo

1211,35

40 HRS

Ensino médio completo, e carteira nacional de habilitação categoria B.

 01

Agente Comunitário de Saúde – Micro área cidade

1389,89

 

40 HRS

Ensino Fundamental completo; (2) - Residir na micro área da comunidade em que atuar; (3) - Haver concluído com aproveitamento curso de qualificação básica para formação de Agente Comunitário de Saúde; (4) - CNH categoria A.

      01

Agente Comunitário de Saúde – Micro área caravagio

1389,89

 

40 HRS

Ensino Fundamental completo; (2) - Residir na micro área da comunidade em que atuar; (3) - Haver concluído com aproveitamento curso de qualificação básica para formação de Agente Comunitário de Saúde; (4) - CNH categoria A.

* Complemento Salário Mínimo Nacional.

1.1 As atribuições dos cargos são as definidas no anexo II.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. REQUISITOS: para inscrever-se no Processo Seletivo Simplificado, o candidato deverá possuir os requisitos abaixo.

2.1.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro na forma da lei.

2.1.2. Estar em gozo com seus direitos políticos.

2.1.3. Estar quite com a Justiça Eleitoral.

2.1.4. Quando do sexo masculino, haver cumprido com a obrigação para com o Serviço Militar.

2.1.5. Ter no mínimo dezoito anos de idade completos, até a data da posse.

2.1.6. Atender as condições especiais prescritas para o provimento do cargo.

2.1.7. Não ser aposentado, exceto os garantidos por lei.

 

2.2. DATA, HORÁRIO E LOCAL: As inscrições serão realizadas nos dias úteis das 08:30 as 11:30 e das 13:30 as 16:30 horas , na sede da Prefeitura Municipal de Vitorino/PR, sito a Rua Barão de Capanema, 134 – Centro – Vitorino/ PR, conforme cronograma previsto no anexo I.

 

2.3. DA DOCUMENTAÇÃO: No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:

2.3.1. Ficha de inscrição devidamente preenchida, conforme modelo Anexo II.

2.3.2 O candidato deverá optar somente por um cargo.

2.3.3. Duas fotos, com tamanho  3x4, recentes, iguais e tiradas de frente.

2.3.4. Fotocópia da Cédula de Identidade ou da Carteira de Trabalho – CTPS (que contenha os dados do candidato e a foto).

2.3.5. A autenticação poderá ser feita no ato da inscrição mediante apresentação do documento original acompanhado da fotocópia.

2.3.6. Comprovante de recolhimento da taxa inscrição, a ser efetuada no Departamento de Tributação da Prefeitura, através de DAM (Documento de Arrecadação Municipal), conforme abaixo:

CARGO

VALOR (R$)

Agente de apoio Operacional

25,00

Agente de Operação de Veículos e Equipamentos

25,00

Técnico de Apoio Administrativo

35,00

Agente Comunitário de Saúde – Micro área cidade e caravágio

35,00

 

2.3.7. Será aceito protocolo do documento de identificação (RG).

2.3.8. Será permitida a inscrição por procuração (instrumento público ou privado), com poderes específicos, acompanhada de cópia autenticada do documento oficial de identidade do candidato e apresentação do documento de  identidade original do procurador, juntamente  com  os  demais documentos exigidos.

2.3.9. Não haverá inscrição condicional, nem por correspondência, nem por internet.

2.3.10. Após o encerramento das inscrições a administração municipal, juntamente com a Comissão Municipal de Processo Seletivo Simplificado, publicará a homologação das inscrições, onde constará a lista dos nomes, números de inscrições e números do RG, dos candidatos aptos a realizarem as provas.

                2.3.10.1. O Processo Seletivo Simplificado será organizado pela Comissão organizadora designada pelo Chefe do Executivo Municipal e será composta por três membros sendo um deles o presidente.

 

                                    2.3.11. Do indeferimento do pedido de inscrição caberá recurso a Comissão no prazo estabelecido no cronograma do Anexo I.

 

2.4. DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

              2.4.1. Considerando que nenhum dos cargos oferece quantidade mínima suficiente, na forma do art. 82, da Lei Orgânica Municipal, não são ofertadas vagas privativas aos portadores de deficiência.

              2.4.2. O candidato portador de deficiência apresentará, no ato de inscrição, laudo médico emitido a menos de 60 dias, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), bem como a provável causa da deficiência e o nível de esforço que o candidato está apto a realizar.

              2.4.3. Após análise do laudo médico, serão homologadas as inscrições dos candidatos aptos a realizarem as provas, juntamente com os demais candidatos.

2.4.4. No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência que necessite de atendimento diferenciado no dia da prova, deverá requerê-lo, por escrito, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas, sendo que a Comissão Municipal de Processo Seletivo Simplificado deliberará sobre o pedido.

 

3. DA PROVA ESCRITA e PROVA PRÁTICA

3.1. A prova escrita será de caráter eliminatório e classificatório.

               3.1.1. Para os candidatos de todos os cargos a prova escrita será realizado em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório.

3.2. A prova escrita, consistirá de questões de múltipla escolha, com quatro alternativas (a,b,c,d) sendo uma só correta, valendo cem pontos, avaliados na escala de zero a cem, com duração de três horas improrrogáveis.

              3.2.1. As provas para os candidatos versarão sobre as disciplinas de matemática e português e conhecimento específico, sendo vinte questões valendo 5,00 (cinco pontos) cada resposta correta.

I - português: cinco questões, valendo 5 (cinco pontos) cada resposta certa.                       

II - matemática: cinco questões, valendo 5 (cinco pontos) cada resposta certa.

III - conhecimentos específicos: dez questões, valendo 5,00 (cinco pontos) cada resposta certa.

3.2.2. Os candidatos ao cargo de Agente de Operação de Veículos e Equipamentos classificados na prova escrita com nota igual ou superior a 40,00 (quarenta) por cento do total haverá prova prática eliminatória e classificatória conforme iten 3.2.3.

3.2.3. Para os candidatos ao cargo de Agente de Operação de Veículos e Equipamentos haverá prova escrita e prática sendo avaliação conforme tabela abaixo:

Agente de Operação de Veículos e Equipamentos

Objetiva

 

 

 

Prática

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais e Específicos

05

05

10

1

1

3

5,00

5,00

30,00

 

60,00

 

3.2.4. Realizada a Prova Prática, será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50,00 (cinquenta) pontos na soma de notas das Provas Objetiva e Prática.

3.3. Para os demais cargos serão aprovados os candidatos que obtiverem o mínimo de cinquenta por cento de aproveitamento na soma das notas das disciplinas que compõem o caderno de provas, ou seja, nota igual ou superior a cinquenta para os cargos que a prova escrita vale cem pontos.

3.4. A prova objetiva de múltipla escolha, será realizada conforme cronograma Anexo I na Escola Municipal Menino Jesus, sita à Rua Padre Henrique Vicenzi, nº 50, centro, Vitorino – PR.

3.4.1 A prova prática será realizada conforme cronograma Anexo I.

     3.5. Não será permitido o acesso de candidatos retardatários, sendo que as portas e/ou portões do recinto da realização das provas serão fechadas 08:15 horas, sendo que nenhum candidato que chegar após este horário terá direito a participar das provas.

 

4. DA CLASSIFICAÇÃO

4.1. Os candidatos aprovados serão classificados em lista nominal, na ordem decrescente, de acordo com as notas obtidas.

4.2. Em caso de igualdade de notas, na classificação, como critério de desempate, terá preferência o candidato:

4.2.1. Com maior nota na prova específica.

4.2.2. Que tiver maior idade.

4.3. O resultado do Processo Seletivo Simplificado e a classificação dos candidatos aprovados serão publicados no jornal oficial do município, no site do município e no mural da Prefeitura.

4.4. A nomeação respeitará a ordem de classificação final e processar-se-á de acordo com a necessidade da Administração Municipal, independente do número de vagas estabelecidas neste edital, não havendo, portanto, obrigatoriedade da nomeação total dos candidatos aprovados.

4.5. Para fins de comprovação de classificação no Processo Seletivo Simplificado, valerá a publicação da homologação do resultado final, conforme previsto no item 4.3 deste edital.

 

5. DOS RECURSOS

5.1 Somente haverá revisão de notas atribuídas ao candidato, vistas de prova ou vistas de cartão-resposta, mediante requerimento fundamentado à Comissão de Processo Seletivo Simplificado, que após análise das justificativas deliberará, deferindo ou indeferindo o recurso interposto.

               5.1.1 O prazo de interposição de recurso será de 48 (quarenta e oito) horas, da divulgação do resultado final, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subseqüente.

              5.1.2 No pedido de recurso deverá constar o nome do candidato, número de inscrição, nome do cargo, endereço e a alegação fundamentada do recurso.

              I - Não será aceito recurso via postal, via fax e/ou via correio eletrônico, bem como interposto por procurador.

              II - O parecer dos recursos, no que couber, será elaborado pela comissão do Processo Seletivo Simplificado e entregue aos candidatos.

              III - Se dos exames de recursos resultar em anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido, desde que não tenham recebido a pontuação correspondente a questão anulada quando da correção dos cartões-resposta.

              5.1.3 Não serão considerados os recursos formulados fora do prazo ou que não estejam fundamentados.

 

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. O preenchimento da ficha de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato.

6.2 O pedido de inscrição será indeferido a qualquer tempo, se o candidato não satisfizer as necessidades legais impostas neste Edital.

               6.2.1 O candidato que fizer em qualquer documento, declaração falsa ou inexata, deixar de apresentar os documentos exigidos, ou deixar de atender os requisitos exigidos por este edital, ainda que verificado posteriormente, será excluído do processo seletivo, com a conseqüente anulação do ato de investidura no cargo, pela autoridade competente, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, civil e criminal.

6.3. O simples requerimento de inscrição do candidato implicará no conhecimento deste edital e de sua aceitação.

6.4. O candidato aprovado e classificado, quando convocado para nomeação temporária, será submetido ao Regime Jurídico administrativo.

              6.4.1. O candidato aprovado e convocado, deverá apresentar os seguintes documentos para admissão e nomeação:

I - Cédula de Identidade (R.G.).

II - Certificado de reservista, quando couber.

III - Título de eleitor.

IV ­- Cadastro de Pessoa Física (C.P.F.).

V - Certidão de nascimento ou casamento.

VI - Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, quando couber.

VII - Uma foto 3X4 recente, tirada de frente.

VIII - Carteira nacional de habilitação (CNH) – categoria conforme couber.

IX - Comprovante de escolaridade, conforme o caso.

X - Registro no órgão fiscalizador do exercício profissional, quando couber.

XI – Exame admissional.

XII - Certidão de antecedentes criminais.

              

               6.4.2. Os contratos oriundos deste Processo Seletivo Simplificado terão validade de no máximo um ano, podendo ser por igual prazo, contado a partir da nomeação do candidato, podendo os mesmos serem rescindidos a qualquer momento, desde que atendidas as necessidades da administração municipal ou a pedido do contratado.

 6.5. Para efeito de nomeação o candidato aprovado e convocado fica sujeito à aprovação em exame médico, a ser realizado pelo órgão indicado pelo Executivo Municipal.

6.6. O candidato aprovado e convocado deverá comparecer na Prefeitura Municipal, no prazo estipulado no Edital de Convocação, para proceder sua nomeação.

6.6.1. O candidato que não comparecer neste prazo será excluído da lista de aprovados.

6.7. O Processo Seletivo Simplificado terá validade por um ano a contar da data da homologação, prorrogável pelo mesmo período, por interesse da administração e através de Ato do Executivo Municipal.

6.8. Quando da realização das provas, o candidato deverá comparecer trinta minutos antes do horário estabelecido no item  3.4, munido de:

 6.8.1. Comprovante de inscrição.

              6.8.2. Cédula de identidade (ou documento de identificação com foto, podendo ser a Carteira de Trabalho – CTPS ou a Carteira Nacional de Habilitação -CNH).

              6.8.3. Caneta esferográfica na cor azul escura ou preta.

6.9. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas, importando a ausência do candidato por qualquer motivo, inclusive moléstia ou atraso, na exclusão de seu nome do Processo Seletivo Simplificado.

6.10. Não será permitido o uso de máquinas calculadoras, celulares, relógios digitais ou outros equipamentos ou instrumentos similares.

6.11. Será atribuída nota zero a questão que tenha mais de uma resposta, ou qualquer forma ou tipo de rasura, ainda que legível, bem como aquela que não for assinalada no cartão-resposta (gabarito).

6.11.1 Somente o cartão-resposta (gabarito) do candidato, será corrigido.

6.11.2. Em nenhuma hipótese haverá substituição do cartão resposta.

6.12. É vedada a comunicação do candidato com qualquer pessoa, durante a realização da prova.

6.13. Nenhum candidato poderá ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente e acompanhado por fiscal itinerante.

6.14. A inobservância dos itens 6.12 e 6.13 implicará na automática exclusão do candidato no processo seletivo.

6.15. As salas de prova serão fiscalizadas por pessoas indicadas pela comissão do Processo Seletivo Simplificado municipal, sendo vedado o ingresso de pessoas estranhas ao Processo Seletivo Simplificado.

6.16. Após efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato não poderá, sob qualquer pretexto, pleitear a devolução da importância recolhida.

6.17. A elaboração, coordenação da aplicação e correção das provas, será desenvolvida pela comissão examinadora do Processo Seletivo Simplificado, a qual terá autonomia sobre o julgamento das provas, que serão arquivadas e mantidas pelo período de seis meses, findo o qual, serão incineradas.

6.18. Os conteúdos básicos das provas serão os constantes no anexo III.

6.19. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Municipal de Processo Seletivo Simplificado e pela Administração Municipal, de conformidade com a legislação vigente.

6.20. É de inteira responsabilidade do candidato o entendimento da Lei Municipal nº1532/2016, que rege o presente Edital de Processo Seletivo Simplificado, e as convocações são temporárias, de acordo com a necessidade da Administração Municipal.

 

 

 

 Prefeitura de Vitorino,  em 04 de outubro de 2019.

 

 

 

                                                                                                   JUAREZ VOTRI

                                                                                            PREFEITO MUNICIPAL

 

 

 

ANEXO I – CRONOGRAMA

Cronograma

DATA

LOCAL

Horário

Recebimento das inscrições

08/10/2019 a 18/10/2019

Prefeitura Municipal

Das 8:30 as 11:00 e das 13:30 as 16:30

Divulgação resultado das inscrições

19/10/2019

Diário Oficial e Site do Município

00

Prazo para recurso das inscrições

21/10/2019

Prefeitura Municipal

Das 8:30 as 11:00 e das 13:30 as 16:30

Divulgação da inscrições homologadas

24/10/2019

Diário Oficial e Site do Município

00

DATA DA PROVA ESCRITA

26/10/2019

Escola Municipal Menino Jesus

9:00 as 12:00

Divulgação do gabarito e classificação preliminar

29/10/2019

Diário Oficial e Site do Município

00

Prazo de recurso da classificação

30/10/2019

Prefeitura Municipal

Das 8:30 as 11:00 e das 13:30 as 16:30

Divulgação do resultado final prova escrita

31/10/2019

Diário Oficial e Site do Município

00

DATA DA PROVA PRATICA

03/11/2019

Rodovia PR 280 Parque Industrial

Das 8:30 as 12:00

Divulgação do resultado final

05/11/2019

Diário Oficial e site do município

00

 

 

ANEXO II – FICHA DE INSCRIÇÃO

 

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO NR.______________________.

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 04/2019

 

 

 

Entidade: PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO PR

 

Nome:_________________________________________________________________________

CPF:___________________________________RG:____________________________________

ENDEREÇO:___________________________________________________________________

CIDADE:_____________________________________

TELEFONE: _____________________________CELULAR:______________________

E-MAIL:_________________________________________________________________

ESCOLARIDADE: _________________________________

CARGO:_______________________________________________

 

DATA: ........./................/..........

 

Assinatura:_______________________________________________________________

 

Obrigatório levar ficha de inscrição e carteira de identidade no dia da prova. Portões serão fechados as 08:15 hrs – Local Prova:

 

 







 





















                          ANEXO III – ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

 

Agente de Apoio Operacional:

§  Identificar defeitos mecânicos e orientar os reparos necessários;

§  Executar trabalhos de rotina, relacionados à montagem, reparo e ajustagem de motores à combustão de baixa e alta compressão, movidos a gasolina, óleo diesel ou outros conjuntos mecânicos de automóveis, caminhões, tratores, pás-carregadeiras e outros;

§  Desmontar, reparar, montar e ajustar cubos de roda, carburador, manga de eixo de transmissão, bomba d’água e de gasolina, caixa de mudança, freio, embreagem, rolamentos, retentor, radiador, válvula, diferencial, distribuição, direção, engrenagem, amortecedor, magnetos, bielas e pistões;

§  Desmontar, reparar e montar distribuidores de adubo orgânico;

§  Desmontar, reparar, montar, ajustar, retificar e localizar defeitos ocasionais em motores a combustível; retificar cilindros, eixos, válvulas, relevos, comandos de válvulas e buchas;

§  Manter atualizada a carteira nacional de habilitação e a documentação da máquina.

§  Trocar óleo dos veículos, efetuar lavagem e lubrificação de máquinas;

§  Executar a retirada de vazamento de óleo, troca e recuperação de peças danificadas, etc.;

§  Executar serviços de emergência no sistema elétrico dos veículos, tais como: troca da chave, relês instalações de faróis, recuperação de chicotes danificados por curto circuitos;

§  Executar serviços de lubrificação, lavagem dos equipamentos, troca de óleo e limpeza dos filtros;

§  Executar demais serviços que exijam uma oficina mecânica de manutenção, exceto retífica de motores e outros que exijam mão de obra mais especializada;

§  Executar operações com máquina  de  solda elétrica e oxiacetileno;

§  Executar serviços de solda com alumínio, estanho e ferro fundido;

§  Fazer abraçadeira, grade de ferro para boca de lobo, reparo nos trilhos das portas e nos portões de ferro;

§  Recuperar carretas utilizadas no transporte de cargas, soldando cortes de ferro nos tamanhos pré-dimensionados;

§  Executar serviços de solda em tubos de pressão a óleo, à base de acetileno e solda elétrica;

§  Executar reparos nos equipamentos;

§  Manter e conservar material de solda, tais como: bico de corte, caneta de solda, botijão de oxigênio e acetileno, máquina de solda e eletrodo;

§  Zelar pela manutenção das instalações, mobiliários e equipamentos do órgão;

§  Executar trabalhos braçais;

§  Executar serviços de limpeza nas dependências internas e externas do órgão, jardins, garagens e seus veículos;

§  Executar serviços auxiliares de limpeza, revisão e acondicionamento das peças e lubrificação das máquinas;

§  Manter em condições de funcionamento os equipamentos de proteção contra incêndios ou quaisquer outras relativas à segurança do órgão;

§  Executar serviços de copa, cozinha, com atendimento aos servidores e alunos;

§  Elaborar a merenda escolar, seguindo cardápio previamente definido;

§  Executar serviços de limpeza em geral nas escolas e demais órgãos públicos;

§  Executar, junto às escolas municipais, serviços auxiliares no atendimento às crianças pertencentes à rede municipal de ensino;

§  Requisitar material necessário aos serviços;

§  Processar cópia de documentos;

§  Receber, orientar e encaminhar o público, informando sobre localização de pessoas ou dependências do órgão;

§  Receber e transmitir mensagens;

§  Encarregar-se da abertura e fechamento das dependências do órgão;

§  Encarregar-se da limpeza e polimento de veículos e máquinas;

§  Atender postos de Correio e suas atividades correlatas;

§  Atender e transferir ligações telefônicas;

§  Operar centrais telefônicas, troncos e ramais;

§  Orientar e emitir pareceres sobre os serviços referentes a centrais telefônicas;

§  Atender as chamadas internas e externas, localizando pessoas quando solicitadas;

§  Controlar e auxiliar as ligações de telefone automático;

§  Prestar informações gerais relacionadas com o órgão;

§  Propor normas de serviços e remodelação de equipamento;

§  Selecionar, organizar e manter atualizados, arquivos, cadastros e fichas funcionais;

§  Prestar auxílio a toda atividade técnica, desenvolvida na sua área de atuação;

§  Organizar e controlar os serviços de recepção, encaminhamento de documentação e correspondência em geral;

§  Controlar e arquivar publicações oficiais;

§  Orientar e elaborar a classificação, codificação catalogação e tramitação de papéis e documentos sob sua responsabilidade;

§  Colaborar na redação de relatórios anuais e parciais atendendo exigências do órgão;

§  Providenciar os serviços de reprografia e multiplicação de documentos;

§  Sugerir métodos e processos de trabalho para simplificação, recebimento, classificação, registro, guarda, codificação, tramitação e conservação de documentos, processos e papéis;

§  Realizar empedramento de estradas, ruas e praças;

§  Serviços inerentes a manutenção, conservação e vigia do patrimônio público;

Dirigir veículos oficiais para o exercício das atribuições do cargo.

Agente de Operação de Veículo e Equipamento:

§  Dirigir veículos oficiais, transportando materiais, equipamentos e pessoas;

§  Zelar pelo abastecimento, conservação e limpeza do veículo sob sua responsabilidade;

§  Efetuar pequenos reparos no veículo, equipamento ou máquina sob sua responsabilidade;

§  Proceder ao controle contínuo de consumo de combustível, lubrificação e manutenção em geral;

§  Proceder ao mapeamento de viagens, identificação do usuário, tipo de carga, seu destino, quilometragem, horários de saída e chegada;

§  Auxiliar na carga e descarga do material ou equipamento;

§  Tratar os passageiros com respeito e humanidade;

§  Manter atualizada a documentação de habilitação profissional e do veículo;

§  Atender as necessidades de deslocamento a serviço segundo determinações dos usuários registrando ocorrências;

§  Providenciar a lavação, o abastecimento e a lubrificação da máquina ou veículo;

§  Operar máquinas, equipamentos e implementos, tais como: motoniveladora, trator de pneus, trator de esteiras, rolo compactador, pá-carregadeira, retroescavadeira e escavadeira hidráulica, equipamentos relacionados à usina de asfalto, perfuratriz e outros destinados a terraplenagem, construção e conservação de estradas;

§  Comunicar ao chefe imediato a ocorrência de irregularidades ou avarias com a máquina, equipamento ou veículo sob sua responsabilidade;

§  Proceder ao mapeamento dos serviços executados, identificando o tipo de serviço, o local e data.



Técnico de Apoio Administrativo:

§  Promover a execução orçamentária dos órgãos da estrutura administrativa e dos registros contábeis da receita e da despesa;

§  Acompanhar e controlar os resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial do órgão;

§  Participar na elaboração de propostas orçamentárias;

§  Classificar a receita;

§  Emitir empenhos de despesas, ordens bancárias e cheques;

§  Relacionar notas de empenho, subempenhos e estorno emitidos no mês, com as somatórias para fechar com a despesa orçamentária;

§  Efetuar balanço e balancete;

§  Elaborar termo de conferência de caixa e demonstração de saldo;

§  Registrar todos os bens e valores existentes nos órgãos públicos;

§  Controlar os serviços orçamentários e bancários, inclusive a alteração orçamentária;

§  Providenciar a guarda de toda a documentação para posterior análise dos órgãos competentes;

§  Elaborar registros contábeis da execução orçamentária;

§  Elaborar mapas e demonstrativos com elementos retirados do razão, de toda a movimentação financeira e contábil do órgão;

§  Manter atualizadas as fichas de despesa e arquivo de registro contábeis;

§  Conferir boletins de caixa;

§  Elaborar guias de recolhimento, ordens de pagamento e rescisão de contrato de trabalho;

§  Controlar a execução orçamentária;

§  Relacionar restos a pagar;

§  Relacionar e classificar a despesa e os empenhos por itens orçamentários;

§  Elaborar demonstrativo da despesa de pessoal e dos recursos recebidos a qualquer título;

§  Analisar os balanços gerais e balancetes das despesas, objetivando o fornecimento de índices contábeis, para orientação;

§  Coordenar e controlar as prestações de contas de responsáveis por valores de dinheiro;

§  Fiscalizar, controlar e codificar as entradas e saídas de materiais do almoxarifado, bem como os bens adquiridos ou baixados para doação, permuta ou transferência;

§  Inventariar anualmente, o material e os bens móveis pertencentes ao órgão;

§  Expedir, termos de responsabilidade referente a bens móveis e imóveis de caráter permanente;

§  Organizar e manter atualizado o cadastro de bens móveis e imóveis do órgão;

§  Controlar os valores arrecadados, bem como conferir, diariamente extratos contábeis;

§  Zelar pelo compromisso financeiro no âmbito da administração Municipal;

§  Controlar os recursos extra-orçamentários provenientes de convênios;

§  Assinar balanços e balancetes, na ausência do contador;

§  Executar trabalhos relacionados com a organização e atualização dos arquivos e fichários;

§  Redigir instruções, ordens de serviço, minutas de cartas, ofícios, memorandos e atos administrativos sobre assuntos do órgão;

§  Elaborar minutas de contratos em geral;

§  Auxiliar na aquisição e suprimento de material permanente e de consumo, divulgação de editais e outras tarefas correlatas;

§  Fazer anotações nas fichas, nos livros e nos exemplares de ocorrências verificadas nos registros em geral;

§  Colaborar na redação de relatórios anuais ou parciais atendendo a exigências ou normas do órgão;

§  Expedir atestados, lavrar termos de posse, apostilas, certidões e termos de ocorrência em geral;

§  Preparar documentos necessários para o funcionamento do órgão;

§  Realizar registros em geral;

§  Secretariar autoridades de hierarquia superior, taquigrafando, redigindo expedientes relacionados com as suas atividades;

§  Providenciar os serviços de reprografia e multiplicação de documentos;

§  Sugerir métodos e processo de trabalho para simplificação, recebimento, classificação, registro, guarda, codificação, tramitação e conservação de documentos, processo e papéis em geral;

§  Colaborar nos estudos e elaboração de trabalhos técnicos relativos a projetos de planos de ação;

§  Acompanhar ou participar da elaboração de anteprojetos de leis e decretos;

§  Realizar estudos e pesquisas sobre atribuições de   cargos,   a   fim   de   possibilitar  sua classificação  e retribuição, a organização de novos quadros de  serviços,  novos  sistemas   de  ascensão,  progressão  e avaliação de cargos;

§  Participar  na  elaboração  de  projetos  ou planos  de  organização  dos   serviços,   inclusive  para  a aplicação de processamento eletrônico;

§  Estudar e propor normas para administração de material;

§  Examinar e emitir parecer sobre a fixação de preços  para  alienação de bens imóveis e móveis que  tenham sido ou que venham a ser incorporados ao patrimônio do órgão;

§  Colaborar em estudos, objetivando as operações de compra e venda de bens móveis e imóveis;

§  Proceder a revisão, elaboração do processamento das folhas de pagamento, registro das certidões e dos atos oficiais relativos aos servidores;

§  Coordenar, controlar, e executar os processos licitatórios;

§  Estudar e propor normas para a administração de material;

§  Estudar e acompanhar o exame crítico da conjuntura  econômico-financeira  a  fim de adequar a  ela  a produtividade das fontes de receita;

§  Providenciar material de expediente;

§  Efetuar a entrega de resultados de exames e manter organizado seu arquivo de cópias;

§  Manter registro de ligações a longa distância;

§  Receber e transmitir mensagens pelo telefone;

§  Comunicar ao chefe imediato os defeitos verificados nos ramais e mesa;

§  Fornecer dados para elaboração de expedientes à empresa concessionária dos serviços telefônicos, a respeito de mudança, instalação, retirada, defeito, etc;

§  Atender usuários de biblioteca

§  Operar aparelhos de processamento de dados e outros equipamentos eletrônicos;

§  Operar sistemas de computação;

§  Preparar documentos financeiros e de desembolso;

§  Elaborar termo de conferência de caixa e demonstração de saldo;

§  Dirigir veículos oficiais no desempenho das atribuições do seu cargo.


Agente Comunitário de Saúde:

·         Descrição analítica: Trabalhar com a descrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados; orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês; desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; e estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe. É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima; Dirigir veículos oficiais


 ANEXO IV – CONTEÚDO DAS PROVAS PARA OS CARGOS DE AGENTE DE APOIO OPERACIONAL E AGENTE DE OPERAÇÃO DE VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS.

PORTUGUÊS –  Conteúdos:

1) Texto e interpretação, artigo definido (o, a, os, um, uma, uns, umas), substantivos comum e próprio, substantivos femininos e masculino, substantivo singular e plural.

 

MATEMÁTICA – Conteúdos:

1) Sistema de numeração decimal, problemas envolvendo as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Medias de tempo, sistemas de medidas de tempo, o minuto e a hora, o ida, a semana, o mês e ano.

 

ESPECIFICO PARA CARGO DE AGENTE DE OPERAÇÃO DE VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS.

 

Faxina, limpeza e conservação em geral.  Produtos, materiais, ferramentas e equipamentos de trabalho. Motores e máquinas: características, peças e consertos.  Lavagem, lubrificação e abastecimento de veículos e motores.  Conserto de pneus e câmaras de ar.  Conhecimentos sobre jardinagem e cultivo de plantas. Conhecimentos sobre capina em geral e serviços de lavoura. Noções sobre preparar, servir, guardar e conservar alimentos. Coleta seletiva, separação e destinação correta do lixo. Noções de atendimento ao público, atendimento telefônico. Noções de segurança do trabalho, higiene pessoal e do ambiente de trabalho.  Estoque de materiais e gêneros alimentícios.

 

ESPECIFICO PARA CARGO DE AGENTE DE OPERAÇÃO DE VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS.

 Código de Trânsito Brasileiro, seu regulamento e Resoluções do CONTRAN.  Conhecimento teórico de primeiros socorros, restrito apenas às exigências do CONTRAN ou órgão regulamentador de trânsito.  Direção defensiva.  Conhecimentos de mecânica. Legislação.


CONTEUDO ESPECIFICO TÉCNICO DE APOIO ADMINSITRATIVO

Conhecimentos Específicos:  Administração Pública.  Princípios e Poderes da Administração Pública. Atos Administrativos. Processo e procedimento administrativo. Licitações. Contratos Administrativos. Servidores Públicos. Redação Oficial: princípios, características e qualidades, linguagem, digitação qualitativa - normas e recomendações, formas e pronomes de tratamento, fechos, identificação do signatário, expressões e vocábulos latinos de uso frequente, elementos de ortografia e gramática, padrão ofício, fax, correio eletrônico, documentos (conceitos e definições, generalidades, tipos, partes, apresentação, forma e estrutura, padronização, diagramação). Documentação e arquivo. Lei Orçamentária Anual: Atendimento ao público. Cuidados com o ambiente de trabalho, noções de segurança do trabalho e noções de higiene do/no local de trabalho.

 

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE:

Conhecimentos Específicos:  Políticas Nacionais de Saúde; Sistema Único de Saúde; Estratégias e ações de educação e promoção da Saúde; Vigilância e prioridades em saúde; Humanização da Assistência à Saúde; Ações e programas de saúde, em especial o Programa de Saúde da Família; Atenção primária à saúde. Conhecimentos básicos sobre doenças.  O trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Imunologia e Calendários de Vacinação.  Saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.



Edital em PDF:

http://www.vitorino.pr.gov.br/arquivo_usu/documentos/1570543524.pdf

Voltar
Prefeitura Municipal de Vitorino
(46) 3227 - 1222 | prefeitura@vitorino.pr.gov.br
Rua Barão De Capanema, Nº 134 - Vitorino, PR | CEP: 85520-000
Servidora Responsável: Cleonete Spigiorin
Última Atualização: 13/11/2019 15:10:58