Município

Histórico

No fim do século XVIII, iniciou-se a colonização da região do Sudoeste do Paraná, tendo naquela época, vindo residir no atual Município de Vitorino, procedentes de São Paulo as famílias, Antonio Pinto de Camargo, Luiz Antonio de Araujo e Joaquim Norberto Ferreira, posteriormente vieram outros, entre esses, Pedro Schanda, João de Quadros, José Fortunato, Norberto Ferreira, Joaquim Norberto e Julio Santana. Após a abertura da estrada estratégica, na atual sede do Município de Vitorino, foi se formando uma povoação, sendo que ali o Senhor Bernardino Pereira, instalou se com a primeira casa comercial nas imediações do Senhor Santo Fracaro construiu a primeira serraria do município, a qual veio a trazer grande progresso para aquela região.

O nome Vitorino, deu-se em homenagem ao cacique de uma tribo de índios Tupi Guarani, que residiam nas imediações da sede do município. Consta que esse índio, viveu em perseguição constante a tribo do cacique Viri, que residia naquela época na região, na localidade de Verê e visitava os municípios de Guarapuava e Palmas, e ali matava e saqueava.

Tendo em vista a situação Socioeconômica  e pela Lei n°4245 de 18 de Julho de 1960, foi criado o Município de Vitorino, sendo sua instalação em 29 de Novembro de 1961 e foi seu primeiro Prefeito o Senhor Antonio Caleffi e a câmara de vereados foi composta pelos seguintes senhores: Giocondo Albino Fracaro, Jorge Lehmann, Luis Bernardí, Arnaldo Tomasini, Angelo Rech, Valdomiro Martinello, Luiz Virgilio Lanzarin, Inacio Stachak e Leopoldo Tschà.

O município de Vitorino começou a receber os primeiro habitantes entre os anos de 1920 e 1925, sendo pessoas que aqui estabeleceram se para fazerem o entreposto do caminho das tropas de Barracão à Clevelândia, estrada está onde eram transportadas as mercadorias através de frotas de Burros com cargueiros.

Assim decorreram os anos de 1935 a 1940, quando começou as primeiras famílias de origem italiana e alemã, vidas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atraídas pela fertilidade da terra, e outros atraídos pela industrialização do pinho.

Em 1944 foi instalada a primeira indústria no município, sendo seus proprietários os senhores: Batista Ghedin, Marcos Dalmolin. Com este início começaram a ser vendidas as terras pertencentes ao Doutor Marins Alves de Camargo e começaram a aumentar as indústrias de extração de madeiras, assim sendo, quando foi criado o município já existiam aproximadamente 20 serrarias, 3 beneficiamentos de madeiras.

O primeiro comerciante a se estabelecer neste município foi o Senhor Bernardino Pereira, que possuía “uma pequena bodega” de secos e molhados, e em seguido com o aumento da população estabeleceram-se outros comerciantes.

O Ensino somente foi desenvolvido quando assumiu o primeiro prefeito Senhor Antonio Caleffi, existiam quando ele assumiu em 29 de novembro de 1961 somente 6 escolas em todo o município, depois de 7 anos com a emancipação do município já existiam 49 casas escolares espalhadas por todo território do município servindo para educação de 2348 alunos.

Em 1964 foi criado o Ginásio Estadual de Vitorino e no ano de 1967 foi criado o Colégio Estadual Comercial Cristo Rei e que iniciou seu funcionamento no dia 1° de março de 1968, com 22 alunos em sua primeira matricula.

Outros Dados Estatísticos:  

  • População 2022 : 9.706 pessoas
  • Área: 308,218 km²
  • Gentílico: Vitorinense
  • Prefeito: Marciano Vottri

Fonte

  • Álbum Histórico Vitorino PR (Fevereiro de 1970)
  • IBGE . Diretoria de Pesquisas – DPE – Coordenação de População e Indicadores Sociais – COPIS.

Hino do Município de Vitorino, instituído pela Lei 839/2005

Compositor: Valdir Barcelos

Os teus lindos campos sentinela
Escolheu teu bravo filho a defender
Das plagas que conheço és a mais bela
Posso por amor a ti até morrer

Enternece teu olhar, teu horizonte.
O teu céu, teu solo e ar tem mais beleza. 
E tua formosura sempre assim desponte
Na exuberante prodigiosa natureza 

Vitorino és relicário de vitórias
No meu coração tu és canção exílio
Terra feita chão de paz e tantas glórias 
Berço verde meu orgulho Vitorino

Berço verde meu orgulho Vitorino
Terra feita chão de paz e tantas glórias
No meu coração tu és canção exílio 
Vitorino és relicário de vitórias

Aos teus desbravadores o respeito
Seu trabalho fez de cor e seguro
Com carinho sempre os guardarei no peito 
Por suas lutas de progresso e de futuro 

Vitorino o povo unido quer cantar
Tuas riquezas, tua pujança varonil.
És celeiro em meu querido Paraná 
Pedacinho de orgulho do Brasil.

Vitorino és relicário de vitórias
No meu coração tu és canção exílio
Terra feita chão de paz e tantas glórias 
Berço verde meu orgulho Vitorino

Berço verde meu orgulho Vitorino
Terra feita chão de paz e tantas glórias
No meu coração tu és canção exílio 
Vitorino és relicário de vitórias.

  • Ouça agora e faça o download do Hino Municipal de Vitorino:

Arquivos:

Pular para o conteúdo