Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Abertas inscrições para castrações de cães e gatos através do programa “Bicho também têm alma”

A partir da próxima sexta-feira (24), iniciam as inscrições para a castração de cães e gatos, através do programa “Bicho também têm alma”. Toda a sexta-feira, na Vigilância Sanitária, os donos dos animais inclusos no programa poderão inscrever seus pets para realizar a castração. Os animais que o programa busca atender são os animais comunitários, animais de tutor acolhedor, animais resgatados de maus tratos e animais de família com baixa renda comprovada, pelo CadÚnico.

Segundo o veterinário do município, Fernando Favero, essa é a principal etapa da realização do programa. “O principal objetivo da realização das castrações é tentar diminuir o crescimento desenfreado da população de animais de rua, assim também temos o objetivo de dar melhor condições de saúde evitando algumas doenças”.

Os documentos necessários para inscrição são RG, CPF, Comprovante de Residência e o CadÚnico (em caso de baixa renda). Dúvidas podem ser tiradas no WhatsApp da Vigilância: 46 9 8832-6394. De acordo com Fernando, o cronograma orientado dentro do programa deve seguir conforme cada situação dos animais. “Aos animais que são comunitários seguimos a orientação da lei que instituiu o programa, Lei de nº 1.957 de 23 de maio de 2022, que diz que os animais deverão ser devolvidos ao local de captura. Os animais de lar temporários ficarão no lar até a adoção, os animais já retornam microchipados e medicados, se acaso houver algum problema pós cirúrgico, temos dentro do programa o atendimento de urgência/emergência o qual a clínica licitada, prestará os primeiros socorros”.

Pular para o conteúdo