Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Agosto Azul e Dourado são marcados por prevenção de doenças e incentivo do aleitamento materno em Vitorino

Os últimos dois dias foram de conscientização e prevenção. A saúde esteve em debate pelos homens, na noite da quarta-feira 17, Dia D do Agosto Azul; e a amamentação foi tema de debate pelas mulheres, também no Dia D do Agosto Dourado, na tarde desta quinta-feira 18.

Ambas as datas foram criadas para aumentar os cuidados dos homens com sua saúde e as informações das mulheres sobre o processo de amamentar seus filhos, como afirma Marciano Vottri, Prefeito de Vitorino. “O pós-pandemia nos deixou um legado: o cuidado e a valorização da saúde e vida que temos”, conclui Vottri.

Para a secretária de saúde, Joseane Martarello o ato de amamentar é muito mais do que apenas alimentar um recém-nascido. “Primeiro é um ato de amor e em segundo uma ação biológica, que necessita dos seus cuidados para funcionar adequadamente. Eu amamentei até os dois anos e meio o meu filho e ele é uma criança sadia”, frisou a secretária.

Quem trouxe conhecimentos às mulheres presentes foi a técnica de enfermagem, chefe do Banco de Leite Humano do Hospital Policlínica Silvanete do Nascimento. Para ela, o objetivo é sempre “valorizar o ato de amamentar, pois o leite humano é o único alimento tipo ouro, reconhecido pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Ou seja, é natural, necessário e preventivo a saúde de nossas crianças”, concluiu Silvanete. 

Os homens tiveram uma noite de prevenção. Sendo a população masculina com a maior taxa de mortalidade na sociedade, os assuntos abordados foram desde a saúde bucal, realizada pela dentista Heloísa Basso, até a prevenção do câncer de próstata com o doutor Rufino Neto.

Pular para o conteúdo