Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Através do programa Aqui a Fila Anda, Vitorino realizou mais de 200 cirurgias em 2022

Na manhã dessa quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde apresentou aos membros da comunidade e do Conselho Municipal de Saúde, no auditório do Centro de Educação, um balanço do programa Aqui a Fila Anda. Através dele, foram realizadas cirurgias eletivas no decorrer do último ano, 2022. A realização dos procedimentos cirúrgicos, segundo a secretária de saúde, Joseane Martarello, são necessários para a reabilitação e a melhora da saúde da população. O nome do programa é justificado pelo fato de que todos os laudos recebidos na Secretaria de Saúde, foram autorizados de imediato e encaminhados para agendamento. “Através de pactuação com o programa Opera Paraná realizamos 45 cirurgias, com recursos estaduais. Nós fizemos 183 cirurgias com recursos próprios, e nós não seguramos laudos. Todos que chegavam a nós, foi autorizado. Mesmo assim, tínhamos uma pequena fila de espera, e realizamos essas também. Ao todo, foram investidos 323 mil reais em cirurgias eletivas, com recursos próprios”, explica Joseane.

Para o representante do Conselho Municipal de Saúde, Haroldo Luiz Bernardi, o fato de 228 cirurgias em 2022, desafogando assim a fila, é elogiável à gestão realizada pela administração. “Como conselheiro antigo, eu sempre elogiei o município de Vitorino, pela relação amigável entre nós e o gestor público. A nossa população também poderia respeitar os nossos profissionais de saúde, eles merecem”. 

O prefeito Marciano Vottri, ao falar sobre as cirurgias realizadas, frisou que a saúde é uma prioridade que não passa por medidas de corte de gastos, e novos investimentos devem chegar nos próximos meses. “Nós estamos viabilizando uma reforma para o Posto de Saúde Central, e no nosso governo estamos tentando melhorar a estrutura de várias estruturas públicas. Já temos um recurso garantido para oferecer qualidade maior aos nossos cidadãos e para os nossos profissionais da saúde. Nós temos mais de 12 mil cadastros no sistema de saúde, e obriga ações efetivas, inclusive na prestação de serviço, como as cirurgias eletivas”, finalizou o prefeito, ao parabenizar também os servidores da saúde de Vitorino, que contribuem diretamente para a realização acelerada das cirurgias. 

Pular para o conteúdo