Blitz Educativa mobiliza a população de Vitorino no Dia D contra a Dengue

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. Agir contra o avanço do mosquito, é uma prioridade da administração de Vitorino.

A soma entre o aumento significativo dos casos da doença no sudoeste do Paraná, o índice pluviométrico maior do que janeiro e as altas temperaturas resultam no cenário ideal para a proliferação dos criadouros do Aedes aegypti.

Nestas condições, a prevenção é o melhor caminho. Por isso, a Prefeitura de Vitorino através da Secretaria de Saúde e do serviço de Vigilância em Saúde esteve na última sexta-feira 18, na Avenida Brasil Argentina com uma blitz educativa, para promover a conscientização da população vitorinense com os cuidados necessários, a fim de evitar a proliferação do mosquito. “No momento nós estamos com sete casos confirmados de dengue, o que nos traz preocupação e nos fez organizar esta ação de prevenção a dengue,” confirma a Secretária Municipal de Saúde Joseane Martarello

Existem dois exames utilizados no diagnóstico da dengue. O NS1 é um teste rápido e conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde – SESA, também apresenta resultado positivo para pacientes que tiveram Covid-19 recentemente. Por isso, o município de Vitorino preocupada com a saúde dos vitorinenses, aplica ainda o exame IGM (antígeno e sorologia para dengue), que é possui maior assertividade em seus resultados.

O prefeito de Vitorino Marciano Vottri esteve presente na ação e alertou os munícipes sobre a responsabilidade coletiva com relação à prevenção da doença. “Mais uma vez reforçar a população vitorinense que mantenham todos os cuidados, as questões de água parada e recipientes, para que a gente se antecipe a esse problema que é muito grave na nossa região,” afirmou Marciano Vottri.

Para prevenir o avanço da dengue, é só manter os cuidados e evitar criadouros de mosquito em sua casa e no seu trabalho. Veja algumas dicas de prevenção:

Outra ação que o município realiza através dos agentes de endemias é o bloqueio e a orientação de casa em casa, nas localidades em que existem casos ativos. As ações ocorrem todos os dias – menos em dias chuvosos – e cobre 300 metros de distância de cada foco do mosquito. Segundo a Secretaria de Saúde, foi realizada uma parceria entre a equipe de Saúde da Família e a equipe de Vigilância em Saúde, totalizando seis agentes em atividades. Já foram atendidos pela equipe bairros: Camargo, Azulão, Aves do Paraíso, uma parte do Centro, São Cristóvão e Tostanoski.