Com 90% da população vacinada, Vitorino retira a obrigatoriedade de máscara em ambientes fechados

No dia 08 de abril de 2020, o município de Vitorino decretava o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes. Na semana passada, o Decreto nº 4946 revogou o uso de máscaras em ambientes abertos. Ontem, dia 29 de março de 2022 – aproximadamente dois anos depois – o prefeito Marciano Vottri assinou o Decreto nº 4956, que retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados.

Comissão Covid-19 esteve reunida nesta quarta-feira, 30. (Assessoria PMV)

A exceção ainda existe para locais de serviços de saúde como clínicas, hospitais, farmácias e para o transporte coletivo. Há também a recomendação de uso para pessoas com sintomas virais, em qualquer ambiente. A decisão seguiu o Decreto Estadual nº 10.596/2022 e considerou a taxa de população vacinada acima dos 90% somada a baixa taxa de transmissão do vírus no município.

Na reunião do Comissão de Gestão e contingenciamento de Crise – Covid-19, na tarde desta quarta-feira 30, a Secretária de Saúde de Vitorino, Joseane Martarello, afirmou que alguns cuidados precisam ser mantidos. “Em todos os locais permanece o uso do álcool em gel e o distanciamento social”. A secretária também convidou a população para um o dia D da Vacina contra a Covid-19 para crianças maiores de cinco anos e menores de doze. Será na próxima sexta, dia 01 de abril, no Posto Central de Saúde. “Com toda a cautela e cuidado, nós vamos orientar que se vacine as crianças tendo em vista a recomendação do Ministério Público quanto a isso. Acontecerá em horário estendido, das 17h às 19:30h, para que os pais possam levar suas crianças”, convida Joseane.

Para o prefeito Marciano Vottri, o fato demonstra a eficácia da vacinação e agradece o empenho de toda a população que cumpriu e que vem cumprindo as medidas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19. Segundo o prefeito, a liberação significa uma superação. “Há muito esperamos esse momento que representa uma etapa importante da superação do maior mal do século que é a pandemia. Os esforços foram conjuntos e coletivos para que tudo isso fosse possível” finaliza Marciano.

O decreto segue disponível, na íntegra abaixo:

Arquivos: