Autor: Administrativosaude@vitorino.pr.gov.br

Com empresários e lideranças, município lança Programa Emprega Mais Vitorino

O governo municipal de Vitorino, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou, na noite desta quarta-feira (24), o programa Emprega Mais Vitorino, cujo foco é fazer a conexão entre as pessoas que buscam trabalho e o empregador. Junto com o lançamento, a administração municipal assinou um convênio com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado para instalação do Posto Avançado da Agência do Trabalhador no município.

Marciano Vottri, prefeito de Vitorino, conta que o programa Emprega Mais Vitorino é resultado de análises e estudos administrativos. “Desde que assumimos a gestão, percebemos que faltava a conexão entre a oferta de emprego e as pessoas que precisam entrar no mercado de trabalho”. Segundo o executivo, isso se justifica, pois o município foi, entre os que têm até 10 mil habitantes no Sudoeste do Estado, o que mais gerou postos de trabalho no primeiro semestre de 2021 – foram 119 vagas.

De acordo com o prefeito, de forma paralela, a administração trabalha no fomento e na viabilidade de novos empreendimentos na cidade. “Formamos um tripé entre geração de emprego, atração de novas empresas e o programa, o qual faz a conexão e promove capacitações”. Sobre o Posto Avançado da Agência do Trabalhador, Votti define com um centro de referência que trata de todas as questões relacionadas à geração de emprego, conexões com o mercado de trabalho e mantém contato permanente com as empresas, indústrias e associação comercial. “Esperamos que a cada tempo menos pessoas estejam desempregadas na cidade e as desigualdades sejam reduzidas”, projeta.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Social do município, Fernanda Tomassoni, além da ponte entre quem busca emprego e o empregador, o programa também prevê capacitações específicas. Para isso serão criados grupos de trabalho pontuais e específicos para nichos empresariais da cidade ou da região. “As empresas precisam de mão de obra qualificada, mas as pessoas não estão qualificadas”, resume adiantando que 2022 deve iniciar com alguns cursos.

Fernanda conta que outra novidade é o encaminhamento para emissão da carteira de trabalho. Segundo ela, todo o processo poderá ser feito no Posto Avançado da Agência do Trabalhador no município, evitando o deslocamento para outros centros. Visualizando a melhoria dos processos e criação de oportunidades, a secretária enxerga melhorias para a população. “Quando a pessoa tem um trabalho e uma renda financeira, ela passa a ter a subsistência da família e deixa de sobre com as vulnerabilidades”.

Posto Avançado da Agência do Trabalhador

Carlos Roberto Gabriel, chefe do escritório regional de Pato Branco da Secretária da Justiça, Família e Trabalho, explica que, com a abertura do Posto Avançado em Vitorino, os 15 municípios da regional estão contemplados com uma estrutura local. A ideia é que, em conjunto com o programa do município, a estrutura auxilie na intermediação da mão de obra e, por exemplo, facilite o encaminhamento de seguro desemprego e a emissão da carteira de trabalho. Segundo ele, isso também refletirá na qualificação profissional e no desenvolvimento de programas como o fomento Paraná e Mulher. “Vem uma gama de serviços gratuitos que podem ser acessados diretamente no município”.

A solenidade de lançamento do programa municipal e a assinatura do convênio aconteceram no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de representantes do Poder Legislativo, equipe administrativa do município, sociedade e empresários.