Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Com objetivo de diminuir acidentes, Vitorino é autorizado a instalar medidor de velocidade no Trevo da Madeireira

Desde 2021 o Trevo da Madeireira – acesso oeste ao município de Vitorino – no trecho da PRC-158 (km 544 + 180 metros) já registrou três acidentes fatais e outros inúmeros com vítimas feridas. Ainda no início deste ano, após vários ofícios e pedidos perante o Governo do Estado, foram instaladas na via Linhas de Estímulo de Redução a Velocidade (LRV). E na última terça-feira 26, o prefeito Marciano Vottri assinou em Curitiba o convênio entre Vitorino e o DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Paraná) liberando o município para instalação e manutenção de um medidor de velocidade no trecho referido. 

O investimento possuí 372 mil reais diretos de recursos próprios do município no convênio com validade de 5 anos e objetivo segundo o DER-PR, de zerar os acidentes. O departamento autorizou o município, pois perante a legislação estadual, o Estado não pode instalar este tipo de aparelho em suas próprias vias. Segundo o prefeito Marciano Vottri, o projeto é “criar um ambiente de controle da velocidade. Neste sentido o medidor irá fazer com que os motoristas diminuam a velocidade, naturalmente evitando acidentes”. 

A partir de agora o município agiliza a compra e instalação do equipamento, incluindo uma revitalização da sinalização de trânsito no local. O convênio é uma conquista perante os muitos pedidos do município, que eram realizados a cada registro de acidente no local. “É uma luta histórica, uma energia dedicada de muitos anos, e agora começamos a colher os resultados positivos no sentido de preservar vidas”, finaliza Vottri.

A exemplo, na metade de 2021 Vitorino recebeu Parecer Contrário à Implantação de Redutores Físicos de Velocidade populares lombadas, pois segundo o DER-PR a inclinação da interseção é superior a 4% em ambos os sentidos, não estando em conformidade com a Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Pular para o conteúdo