Conferência Municipal de Educação reúne professores para debater a inclusão e equidade

A secretaria municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer juntamente com o Conselho Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira 28, a Conferência Municipal de Educação. Na edição deste ano, o tema foi “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da Educação Brasileira”. A conferência, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, contou com a presença de professores do ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio e educação infantil para analisar, debater e propor diretrizes e metas. O resultado será encaminhado ao Núcleo Regional de Educação – NRE, e depois às etapas seguintes da conferência, estadual e nacional, para resultar em um Plano Nacional de Educação.

Também estiveram presentes no evento o prefeito Marciano Vottri; representando a Câmara de Vereadores, o vereador Valderi Ilha; o secretário de Educação, Esporte, Cultura e Lazer Valmir Martinello; e a representante do Conselho Municipal de Educação Patrícia Sanagiotto; a secretária de Saúde Joseane Martarello e a secretária de Desenvolvimento Social Vitória Folgassa além de representantes do Conselho Tutelar.

“Uma das profissões que eu me sinto honrado e grato de participar de um momento como esse é a profissão do professor” enfatizou o prefeito Marciano, que agradeceu em sua fala a capacidade dos professores de se reinventar durante a pandemia. “Eu parabenizo os professores pois eles passaram pela pandemia que os exigiu uma educação completamente diferente do que vinham fazendo. E mesmo com dificuldades eles mantiveram o ensino de nossos alunos”, comenta Marciano Vottri.

O principal desafio da educação brasileira são os pequenos municípios como explanou a palestrante da conferência a Profª Lucirlene Pertuzatti de Lemes. Para ela, que possuí 20 anos de experiência na capacitação docente e é mestre em Educação pela Unesc “Ao pensarmos as questões locais aqui, quando elas voltam (para o município) é quando o prefeito pensa quais as principais obras para educação. Então ele olha o Plano que foi montado por nós. Por isso hoje é o dia de olhar nossas metas”, enfatiza Lucirlene.

Segundo a representante do Conselho Municipal de Educação, Patrícia Sanagiotto, eventos como estes oportunizam o debate de novas ideias. “O objetivo é ouvir o que os professores, o que a comunidade escolar tem como necessidade além do que já é ofertado. É uma troca de experiências e ideias”.

A novidade desta edição é o destino das metas estabelecidas na conferência. Desta vez, elas também serão direcionadas localmente para a Secretaria Municipal. Segundo o secretário professor Valmir Martinello, “o mais importante hoje nas escolas é o pedagógico e a aprendizado. O tema proposto hoje, ele vem de encontro justamente a grande dificuldade que as escolas encontram no trato com os alunos inclusos. Como receber bem esses alunos, como integrar eles no grupo, sem discriminação”. Ainda segundo o secretário, na próxima edição da conferência, as metas e diretrizes serão reavaliadas.