Finalizado os trabalhos de limpeza das faixas laterais e depósito da base para o pavimento na Comunidade Fartura

Na última quarta e quinta-feira (25 e 26), a estrada que liga a região urbana à sede da Comunidade Fartura registrou o movimento de muitas máquinas. A administração municipal iniciou a limpeza das faixas laterais e o nivelamento dos locais reservados para depósito do material que compõe a base do pavimento asfáltico. Com isso feito, a partir dos próximos dias, caminhões da empresa ganhadora da licitação, transitarão pela via, na logística de transportar mais de 16 toneladas de pedra brita graduada. Para o prefeito Marciano Vottri, há uma expectativa grande para o início da obra. “A comunidade por muitos anos espera ansiosamente essa obra, pois ela tem um caráter primordial tanto para o agronegócio quanto para o bem-estar das pessoas, que transitam naquela região”, afirma o prefeito. Para ele, a via é um importante acesso às comunidades, ao fluxo da produção agrícola, e do turismo local, visto que é o principal acesso ao Morro do Divisor.

A obra tem um pequeno atraso, segundo Marciano, porém o fluxograma da execução da obra já está traçado, e deve iniciar nos próximos dias. “Embora com um pouco de atraso, em razão dos meses de chuvas do ano passado, nós temos pelo menos 45 a 60 dias de atraso.” Conforme explica o prefeito, já foram definidos dois pontos de referência para deposito do material de base, um no início da obra e outro na metade. Uma preocupação da população local é o escoamento da produção da atual safra. Contudo, a administração municipal assegura que apenas em alguns períodos a via ficará interditada, e ainda, de forma equilibrada, para não deixar o trânsito totalmente impedido. “Durante o transporte da base não há influência ou obstáculo no trânsito da via, então fica totalmente liberado. Após a estocagem de todo o material, se inicia a aplicação com caminhões menores e máquinas adequadas. Durante a aplicação de base, por experiência de obras anteriores, nós aprendemos que o trânsito não fica totalmente impedido. Naturalmente haverá operações de equipamentos na pista, para aplicação da base, mas o fluxo ele se torna paralisado por alguns momentos interrompidos apenas, e logo depois, segue liberado”, pontua Vottri.A aplicação será feita em um trecho de 5.430 metros de extensão de via, com 32 mil metros quadrados de área pavimentada. O investimento é de pouco mais de 5 milhões e leva contrapartida de 2,5 milhões do município. O asfalto terá 18 cm de base com 6 metros de largura. “Ficou definido a aplicação por trechos, por segmento de obras, então a obra será segmentada em trechos, e naturalmente enquanto é feita a aplicação da base, posteriormente será feita a aplicação do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Nesse período apenas, por dois ou três dias, o trânsito ficará impedido. Por isso nós precisamos pedir a compreensão das pessoas, que, caso necessário, existem desvios alternativos, quanto pela comunidade do Santo Antônio, quanto pela Comunidade do Rio Caçador, e do Caravaggio. Então que as pessoas que tenham a necessidade de trafegar e retirar seus produtos nesse período, que também tenham um pouco de compreensão porque a obra é necessária”, conclui Vottri.