Município de Vitorino é contemplado com um Kit de Robótica

O Prefeito Municipal Marciano Vottri (PSL) esteve em Pato Branco, na ultima quinta-feira (30), para receber um kit robótica, disponibilizado para o município de Vitorino através do Governo do Paraná. O kit foi viabilizado pelo Deputado Estadual Gugu Bueno (PL), também presente no local.

O Chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva (PSD) e o Deputado Estadual Luís Fernando Guerra (PSL) também marcaram presença.

O kit é composto por um notebook para programação do robô e um conjunto de 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, entre outros, que serão entregues para ao Colégio Estadual Padre Henrique Vicenzi.

No kit também está incluso o material pedagógico com 120 aulas de robótica, vídeo e apostila, que facilitará o processo de aprendizagem, através de instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade.

O conteúdo será dividido em três módulos, sendo um para cada série do Ensino Médio. No primeiro, será trabalhada a robótica introdutória, além de conceitos e componentes eletrônicos. No segundo, os estudantes aprenderão sobre placas e programação mais elaboradas. O foco do terceiro será a robótica aplicada a projetos, incluindo a identificação de problemas de automação e automatização e a proposição de soluções para esses problemas.

O Prefeito Marciano Vottri acredita que “a educação passou nos últimos dois anos por grandes transformações e se reinventou para que o conhecimento fosse efetivamente repassado. Por isso, o município recebe esse kit de robótica com muita alegria, pois representa um grande avanço na inserção da tecnologia e inovação no ambiente escolar, garantindo a formação de pessoas efetivamente capacitadas e de grandes profissionais”.

Na ocasião, Vottri marcou presença no local em conjunto com o diretor do Colégio Estadual Padre Henrique Vicenzi, Robson Andreola de Souza.

Segundo o diretor, “os jovens precisam estar preparados para uma nova demanda de trabalho, novos saberes se fazem necessário. Neste exato momento há uma necessidade de mercado de trabalho que precisa ser suprida e não encontra trabalhadores qualificados. O Kit Robótica dará aos alunos uma ferramenta de alta tecnologia e, com isso, oportunidades de trabalhar com essas ferramentas, alinhados às novas necessidades do mercado de trabalho”.