Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Oficinas marcam a conclusão do Contrato Social para Implantação da Rede de Esgoto em Vitorino

Uma das ações do Contrato Social que faz parte da implantação da Rede de Esgoto Sanitário em Vitorino, é a capacitação da comunidade para receber, instalar e fazer uso corretamente desse benefício. Para isso, estão sendo ministradas oficinas de capacitação, de forma gratuita, pela Sanepar à população. Na segunda-feira (22) foi a vez das mulheres na oficina de hidráulica só para elas. Seis inscritas aprenderam como fazer reparos, identificar vazamentos e até mesmo solucionar problemas no chuveiro da casa. 

Na terça-feira (23) foram capacitados alunos da rede estadual, do Colégio Estadual Padre Henrique Vicenzi, para a conscientização do uso correto da nova rede de esgoto. Na pauta, os materiais que podem e deverão ser descartados no esgoto e os dejetos que não devem ser lançados na rede, como água da chuva, papéis e panos, óleo de cozinha entre outros, para evitar transtornos, entupimentos e quebra de equipamentos. Os alunos também conheceram as futuras instalações da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário, e aproveitaram para entender as novas ligações e interceptores. 

Na quarta-feira (24) foi a vez dos encanadores do município receberem capacitação. Também de forma gratuita, 21 profissionais foram orientados, durante todo o dia, sobre como deverão ligar corretamente o esgoto doméstico à rede. Ambas as oficinas foram ministradas pelo Técnico Ambiental da Sanepar, Elder Robson Myszkovski.

Ao todo, serão 957 ligações beneficiando aproximadamente mil famílias. A obra segue o cronograma e está 85% concluída, faltando apenas 1300 metros de rede na área urbana e a finalização da construção da Estação de Tratamento do Esgoto Sanitário. 

Pular para o conteúdo