Palestra para pais objetiva criar espaço livre do abuso de crianças e adolescentes

Na noite da última sexta-feira 20, os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes do município estiveram no Ginásio Ademir Zílio, para uma palestra com o tema da semana de conscientização: Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento teve objetivo de finalizar a programação da semana e foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e contou com apoio do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, da Apae, das secretarias de Saúde e Educação, e do Colégio Estadual Padre Vicenzi. Estiveram presentes também vereadores e a presidente da Câmara de Vereadores, Gilse Mafioletti.

O compromisso apresentado pelos representantes das entidades parceiras deixou os pais e responsáveis seguros para com a consciência de seus filhos sobre o assunto. Um exemplo é a mãe Elizabete Colet Boza. Suas filhas receberam as palestras de orientação sobre os limites do toque. A mãe inclusive autorizou o uso da imagem de sua filha no vídeo educativo produzido pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, como ferramenta de informação durante as conversas. “Ajuda a ela a conhecer o corpo, de onde pode tocar ou não, e ajuda os coleguinhas também a se proteger”, conclui a mãe Elizabete sobre os benefícios das ações da semana de combate.

A palestrante da noite, Eliane Fatima Menegazzo é psicóloga e atua há 10 anos no Tribunal de Justiça do Paraná realizando depoimentos de crianças vítimas de violência. Para ela, ações como essa cobrem os pais de informação “para que eles possam criar em suas casas um ambiente seguro de práticas de violência e acima de tudo, livre para o diálogo”, afirmou Eliane.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Vitória Folgassa da Silva, “essa semana nós percebemos a mudança e a transformação.” Segundo Vitória, foi possível notar “que nossas crianças tiveram bastante conhecimento e elas conseguiram compartilhar isso com os demais, com a família e amigos”. Além de vídeos educativos, também foi utilizado para conscientizar as crianças e os adolescentes o Semáforo do Toque. De forma coletiva, os participantes identificaram onde e como outras pessoas podem tocar no seu corpo.