Prefeitura de Vitorino deu início às obras do Recicla Mais Vitorino

O programa terá investimento total de R$ 1 milhão, a gestão municipal vai procurar parcerias em outros municípios para aproveitar a estrutura completa.

A realização das obras para dar início ao Programa Recicla Mais Vitorino está a todo vapor. Com a terraplanagem do terreno sendo feita há um mês, no dia 26 de julho foi iniciado a construção do barracão, com espaço de 459,2 m², onde efetivamente acontecerá a separação e destinação final dos materiais e será colocado em prática o programa.

A construção foi programada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município para acontecer em duas etapas, sendo a primeira delas a construção do barracão e a segunda será a realização da parte complementar e acabamentos, como acessos com paver, isolamento com cercas, construção da guarita de acesso, etc.

A previsão para o término do barracão, segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano Valdecir Speranza, é de 60 dias, com um investimento de R$ 430 mil para a construção. “A terraplanagem está sendo realizada pela Prefeitura, enquanto a empresa responsável pelo barracão foi contemplada em uma licitação que fizemos”, afirma Speranza. O secretário complementa falando que “esse projeto visa mais que a construção de um barracão, teremos a capacidade de fazer a reciclagem de outros municípios. Vamos procurar parcerias para aproveitar a estrutura completa e dar oportunidades para as pessoas que trabalham com isso”.

Com um investimento total de R$ 1 milhão e envolvendo as Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, e Planejamento Urbano, a Prefeitura de Vitorino terá capacidade de atender outros municípios e fazer parcerias e aproveitar a estrutura completa que estará oferecendo e levando oportunidades e melhor qualidade de vida para as 15 famílias que fazem a coleta do lixo reciclável de Vitorino.

No valor total disponibilizado para a realização do programa, também serão adquiridos dois caminhões, sendo um deles o compactador e um baú, equipamentos internos para o barracão, como prensas hidráulicas, empilhadeiras, esteiras, balanças, entre outros equipamentos para dar funcionalidade ao programa.

Segundo o Prefeito Marciano Vottri, durante a construção da obra, a administração do município estará organizando a associação ou cooperativa de recicladores que ficará responsável pelo Recicla Mais Vitorino. “É um investimento bastante grande, R$ 1 milhão é algo considerável para nosso município, onde pela primeira vez as famílias que trabalham com o resíduo reciclável da cidade vão ter a oportunidade de trabalhar formalmente, através de associação ou cooperativa”, afirma Vottri.

Com o Recicla Mais Vitorino, a administração pública investe na saúde, no meio ambiente e garante qualidade de vida para toda a população vitorinense.