Prefeitura de Vitorino e Polícia Militar formam alunos do Proerd 2022

A noite do dia 12 de dezembro foi marcante para muitas crianças vitorinenses. Isso porque, 55 delas se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd. Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram 10 lições baseadas no livro “Caindo na Real” que foram ministradas pelo Educador Policial Soldado Giovani Lascoski. “A base do triângulo do Proerd é justamente o suporte da família, por isso que é tão importante a participação dos senhores na formação dessas crianças. Então hoje acaba uma parte do Proerd, pois os alunos agora possuem a capacidade de continuidade. Agora, eles se tornam multiplicadores do que eles aprenderam, é a família que é o exemplo que sustenta essas crianças”, explanou o soldado.

Para o prefeito de Vitorino, Marciano Vottri, a cerimônia envolvente que acontece na cidade após um hiato de 8 anos, somente confirma a necessidade de mantermos os laços estreitos com a PM para continuidade do projeto. “Vocês que passaram por esse processo de aprendizado e, como ele é importante, vocês hoje se tornam cidadãos mais preparados para a sociedade pela vida que vem pela frente. Vocês estão mais conscientes e além de vocês estarem preparados para se preservar e se cuidar, vocês podem fazer isso para com os colegas de vocês. Então nós ficamos muito felizes em receber hoje na cidade, formandos mais preparados para a vida”, afirmou Vottri, em mensagem aos alunos.

Representando o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária “Cel. Anselmo José De Oliveira”, a 2º Sgt. Joice Levandoski reforçou aos pais presentes, sobre a sua contribuição na educação de nossas crianças. Na cerimônia que contagiou familiares e alunos, inclusive com a presença da mascote do Proerd, o leão Daren, houve a premiação das Redações Destaques, realizada com base nas lições que versam sobre prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, resistir às pressões, reforçando sua autoestima, além de desenvolver lições de cidadania. Um aluno de cada escola foi escolhido: Rafael Antônio, da Escola Municipal Menino Jesus; Enoque Araújo, da Escola Municipal José Bonifácio; e o aluno Herich Gabriel Celestin, da Escola Municipal Alezio Gervazio Fin.

Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Valmir Martinello “nossos alunos tiveram um aprendizado especial e foi graças a vinda da honrosa Polícia Militar, que desenvolveu esse maravilhoso projeto. Eu lembro de quando o soldado Giovani me procurou com a proposta e mesmo depois de idas e vindas, deu tudo certo”, finalizou Valmir, que garantiu a continuidade do Proerd para as turmas de 5º ano de 2023.