Prefeitura de Vitorino promove encontro de mulheres para comemorar o Dia Internacional da Mulher

Banner’s para registrar a pluralidade feminina da sociedade (Assessoria PMV)

No Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Vitorino realizou uma programação especial para elas. O evento organizado pelas secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social recebeu no Ginásio de Esportes Ademir Zílio mais de 150 mulheres que curtiram apresentações de música ao vivo, conversas sobre empoderamento, danças em grupo e um coffe break especial.

Dona Dejaira Aparecida Almeida gostou do evento e segundo ela, devem ser repetidos todos os anos. “Achei muito importante, gostei e tem que fazer todos os anos, que nós mulheres gostamos de participar”. Para a idosa que tem 56 anos de casada, ser mulher é ter uma posição firme sobre sua identidade. “A minha história, eu dei estudo para meus filhos, e tenho orgulho deles. Eu diria que a pessoa tem que ser o que é ter uma posição, ser firme”, finaliza Dejaira.

Uma lembrança também foi dada a cada mulher participante (Assessoria PMV)

As mulheres também aproveitaram a noite para cuidar de sua saúde. Foram ofertados serviços de exames preventivos, aferição de glicemia e a enfermeira Elaine Willms também explanou as mulheres sobre a importância dos exames e dos cuidados com relação ao câncer de mama e colo de útero – os que mais afetam as mulheres, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para homenagear as diferentes personalidades da mulher no nosso município, uma campanha de valorização foi criada e 25 mulheres autorizaram o uso de sua imagem e a divulgação de suas profissões em quadros personalizados. Uma delas foi a Jacira Balardin Mussatto, psicóloga em Vitorino, e que defende a valorização da mulher. “A mulher mais do que nunca merece ser valorizada, merece essa homenagem linda”. Jacira atende diversas mulheres e conhece o comportamento que a mulher moderna precisa ter na sociedade. “Ela tem que ir a luta, ela tem que conquistar o que ela quer, independente do olhar de muitas pessoas, principalmente da cultura machista”, conclui a psicóloga.

As mulheres que permitiram o uso de suas imagens na campanha, também foram agraciadas com flores (Assessoria PMV)

Estiveram presentes também no evento secretários municipais, vereadores e o prefeito Marciano Vottri. Marciano destacou a realidade da representatividade feminina que o município de Vitorino possui nos poderes Executivo e Legislativo. “Nós temos quatro vereadoras, dos nove membros que compõe o Poder Legislativo Municipal além da Procuradoria Municipal da Mulher, que é um espaço de acolhimento de mulheres que por ventura passem por vulnerabilidade social.” Ainda para o prefeito Vottri, o evento marcou a necessidade ainda maior, de nossas mulheres serem valorizadas todos os dias. “Uma noite em que o sentimento de valorização e reconhecimento, tomou conta da nossa cidade”, conclui o prefeito.

Prefeito e a equipe de secretários municipais e vereadores estiveram presentes no evento (Assessoria PMV)