Prefeitura de Vitorino realiza ajustes finais para dar início à revitalização do Cemitério Municipal

Fachada do Cemitério Municipal, com os materiais para reforma em frente | Foto: Prefeitura Municipal de Vitorino

A Prefeitura de Vitorino, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está realizando os ajustes finais necessários para começar as obras para revitalizar o Cemitério Municipal. Atualmente, a equipe está colocando terra em alguns pontos do local, derrubando muretas que serão reconstruídas, para enfim colocar paver nos espaços onde há a circulação de pessoas e dar andamento à recuperação do espaço.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Valdecir Speranza, a conclusão da obra deve acontecer antes do dia 2 de novembro, feriado de finados. “O cemitério nunca foi revitalizado, havia apenas um grupo de voluntários que prestavam serviços e ainda o fazem, é importante que o poder público se preocupe em cuidar da cidade como um todo, deixar tudo limpo, com flores e precisamos olhar com carinho e atenção o cemitério, que é um local que as pessoas reclamavam há tempos e o Prefeito Marciano Vottri está dando atenção para esses detalhes, fazendo cada vez mais melhorias”, fala.

De acordo como projeto apresentado em 14 de julho desse ano, o Cemitério receberá um investimento entre R$ 180 mil e R$ 200 mil reais, oriundos dos cofres públicos. Confira as mudanças que serão realizadas no local:

– Colocação de paver;

– Iluminação nos corredores centrais e na calçada;

– Recuperação arquitetônica e paisagística;

A revitalização acontecerá tanto no lado mais antigo do cemitério, como no lado construído recentemente para dar conta da necessidade do município, por isso, as mudanças acontecerão de forma simultânea, para oferecer harmonização ao local e evitar a diferenciação dos dois espaços.

O Prefeito Marciano Vottri enfatiza que o trabalho de conservação e preservação de ambientes públicos deve partir do Poder Público, pois “esses espaços devem ser acolhedores, principalmente quando tratamos de locais que guardam as memórias mais importantes dos entes queridos da nossa população. Revitalizar o Cemitério Municipal é antes de tudo respeitar as famílias e suas perdas, as lembranças e recordações das partidas, que embora da ordem natural da vida, causam tanto sofrimento”.

Projeto do Cemitério Municipal | Foto: Prefeitura de Vitorino