Projeto é reestruturado, convênio assinado e licitação aberta para o asfalto na comunidade Fartura

O convênio 90/2022 foi assinado terça-feira 21, na Secretaria de Infraestrutura e Logística – Seil com objetivo de reestruturar o projeto de pavimentação asfáltica na comunidade Fartura em Vitorino. Para tal, houve a necessidade de um reajuste de preços, visto a constante mudança nos custos dos itens derivados do petróleo nos últimos meses. Segundo o prefeito Marciano Vottri, o orçamento que antes era de R$ 3,5 milhões passou para 5,017 milhões de reais. “Por conta da pandemia o mercado passa por alterações constantes. A exemplo da pavimentação asfáltica em CBUQ, um derivado do petróleo e um dos elementos dos ligantes betuminosos que mais tiveram reajuste de preço”, explicou Vottri.

Com o convênio assinado, a licitação foi aberta nesta quinta-feira, 23. Estiveram presentes na assinatura o prefeito Marciano Vottri; o vice-prefeito e secretário de Agricultura Marcio Tibes; o deputado federal Sandro Alex que era secretário da Seil no início do projeto; o atual secretário da Seil, Fernando Furiatti; e o representante do deputado estadual Luiz Fernando Guerra. Conforme Vottri afirma são “pessoas fundamentais que trabalharam e acreditaram nessa necessidade que o município de Vitorino tem e principalmente nessa obra, que vai mudar a vida das pessoas que moram nessa comunidade”.

O município dispensará uma contrapartida de suas economias no valor de 3,017 milhões de reais e a Seil por sua vez repassará R$ 2 milhões. Mesmo com o novo orçamento, o trecho da Estrada Vicinal que receberá o asfalto continuará o mesmo do início do projeto, com extensão de 5.430 metros e com 32.580 m2 de área.

Conforme adiantou Vottri, a via terá “uma largura de pavimentação de 6 metros mais as faixas laterais. Então é um projeto que preza pela segurança e trafegabilidade, mas principalmente por dar condições”. O atual pavimento poliédrico do trecho é da década de 80 e sofre com a danificação dos processos de macrodrenagem. “As condições são difíceis hoje para quem mora nessa comunidade e nas comunidades do entorno, para que se desloquem a cidade todos os dias. Por ali nós temos uma grande região produtora de grãos, escoamento de leite, ônibus de transporte escolar que diariamente passa por essa região e conecta um lado do município à nossa área urbana. Nós temos segurança em dizer que isso melhora a condição de vida das pessoas, pois estamos conectando a cidade ao campo”, finaliza Vottri.