Reunião da Regional de Cultura do Sudoeste acontece em Vitorino

Durante toda a terça-feira (23), mais de 20 municípios estiveram representados por secretários e líderes da Cultura do Sudoeste, em reunião que aconteceu no auditório do Centro de Educação, em Vitorino. O evento organizado pela Regional de Cultura do Sudoeste do Paraná teve como objetivo a organização do cronograma da Expocultura 2023 e a apresentação do Fórum dos Gestores de Cultura do Paraná, entre outros. O gerente de Cultura de Vitorino, Diogo Ricardo Ribeiro, que recepcionou os colegas de outros municípios, em sua apresentação inicial, destacou o crescimento exponencial da Cultura no município. “É um prazer enorme receber todos aqui, muitos que nós conhecemos, mas alguns que não conhecia ainda. Teremos um excelente tempo de troca de experiências”, afirmou.

O dia de reuniões ainda contou com a apresentação de alunos da oficina de Artes Circenses e Contorcionismo. O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor Valmir Martinello, comentou sobre a diversidade cultural do nosso país. “O Brasil por si só, ele é um país onde nós conseguimos decifrar e conviver com essa explosão de cultura. E isso se propaga pelas regiões e pelos municípios, que vocês que estão aqui, representam. A importância de estarem aqui, é justamente de troca de experiências e de conhecimento, porque com certeza, todos vocês estão aqui, tem o mesmo objetivo, que é valorizar sua cultura local”.

Um vídeo institucional, contando os últimos feitos da gerência de Cultura de Vitorino, foi apresentado. Para o prefeito de Vitorino, Marciano Vottri, nossa cidade se transformou em Casa da Cultura por um dia, e isso enche-nos de orgulho. “Não poderia deixar de olhar para todos os pilares de um povo, de uma sociedade. Nós queremos pessoas que pensem diferente e criem coisas novas para nossa cidade. Para termos pais felizes, é importante fazer nossas crianças felizes. E através da cultura, conseguimos colocar opções para todos”, concluiu Marciano.

O presidente Regional de Cultura do Sudoeste do Paraná, Robson de Oliveira, agradeceu a acolhida dos vitorinenses. “Nos agrada muito ir a um município e ver que a Cultura é muito valorizada. Ver como que cada município tem a sua própria cultura, e a própria forma de fazer cultura. Hoje é um dia de conhecer mais, o jeito de cada município fazer sua cultura. Vamos compartilhar as angústias e conquistas, e esse ambiente é muito potente”, destacou.