Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Samu realiza treinamento com servidores da Saúde de Vitorino

Na última sexta-feira (17), a equipe do Núcleo Itinerante de Educação (NEI) do Samu Sudoeste, esteve em Vitorino para treinar os servidores da Saúde do município. O objetivo foi aprimorar os profissionais para o atendimento de urgência e emergência, para que eles possam dar suporte aos pacientes, desde o nível básico ao avançado. Segundo a secretária de Saúde, Joseane Martarello foram trabalhados os temas: avaliação primária e secundária do paciente, check-list de materiais e equipamentos, controle de sangramento do paciente, remoção e controle de via aérea, desobstrução de via aérea e de corpo estranho, além de parada cardiorrespiratória adulto e infantil. 

Participaram da capacitação médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e motoristas. Dividido em parte teórica e parte prática, o curso foi realizado para que o servidor possa memorizar as etapas e melhor atender o paciente. “Como recebemos os servidores novos, esses servidores eles nunca tiveram essa capacitação. Tudo no intuito de melhorar o atendimento prestado pelas equipes de saúde no município, e principalmente, na ocasião de urgência e emergência. O Samu vem com uma proposta bem completa de conteúdos e para que a equipe se sinta mais segura durante os atendimentos”. 

De acordo com Joseane, Vitorino é também base de apoio ao Samu no atendimento primário. “Esse curso tem como objetivo de preparar principalmente os servidores, para que eles atendam cada vez melhor a população, pois a vítima que está lá no momento precisando de atendimento, ela não pode esperar. Então estamos melhorando esse tempo resposta, mais rápido, e levando um atendimento mais eficaz e mais seguro para essas vítimas”. 

Pular para o conteúdo