Secretaria de Educação de Vitorino anuncia retorno da creche a partir de 18 de outubro

CMEI Palmira Dalmolin | Foto: Secretaria de Educação

A Prefeitura Municipal de Vitorino, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, informa que a adesão para o retorno do CMEI (creche) de Vitorino está disponível para os alunos entre 6 meses e 3 anos, com retorno previsto para o dia 18 de outubro. O retorno das aulas é direcionado para os alunos matriculados em 2020.

As aulas presenciais para todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I no modo presencial também retornam no dia 18 de forma obrigatória.

Com essa decisão, os pais que se interessarem em realizar a adesão da Educação infantil para alunos acima de seis meses devem procurar a escola, lembrando que crianças a partir de quatro anos devem ser matriculadas obrigatoriamente, enquanto crianças entre 6 meses e 3 anos tem a adesão opcional.

Segundo a nova resolução da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, o distanciamento entre os alunos deve ser de um metro de distância, por isso, o Secretário de Educação Valmir Martinello afirma que é possível retomar as aulas para todos os alunos, em todas as séries das escolas municipais, pois estão preparados para atender a demanda de forma segura.

“Já tínhamos retomado com os alunos acima de quatro anos e agora estamos preparados e confiantes para retornarmos com as crianças de 2 e 3 anos e também com o berçário”, fala Martinello.

O Secretário afirma que, mesmo com a possibilidade de retomada, o Centro Municipal de Educação Infantil Palmira Dalmolin, aberto em período integral antes da pandemia e atualmente fechado, passa a funcionar apenas em meio período a partir do dia 18 de outubro, “pois é necessário cautela nesse momento de retorno de alunos, principalmente os mais pequenos, que necessitam de maior contato físico por parte dos cuidadores”.

Além dos cuidados realizados para conter a covid-19 nos alunos acima de 6 anos, como a aferição da febre, uso de máscara e álcool em gel e distanciamento físico, outros cuidados serão necessários para os alunos da Educação Infantil.

O Secretário de Educação explica que ainda não é indicado o retorno de crianças com comorbidades, os brinquedos não podem ser compartilhados e ao final de toda brincadeira, serão lavados, as famílias não podem entrar nas dependências das escolas e os colchões de descanso das crianças estarão com distanciamento adequado.

Para somar com o retorno das crianças para a escola, o transporte escolar estará a disposição para transportar alunos do CMEI, com 44 lugares, também a partir do dia 18 de outubro, com pontos pré-estabelecidos.

Segundo o Prefeito Marciano Vottri, o adiantamento da vacinação no município juntamente com o sistema de educação já habituado aos protocolos sanitários, “deu a segurança necessária para receber as crianças da educação infantil. Reabrir nosso CMEI (Creche) agora, que estava fechado desde março de 2020, faz parte do cronograma de retorno escolar seguro definido com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde”.

Vottri também comemora a disponibilização do transporte escolar, “que atenderá um grande anseio da população, principalmente dos pais que moram distantes e não possuem condições de levar os filhos”, finaliza.

Os pais que matricularam as crianças em 2020 e desejam fazer a adesão nesse momento devem ir até a escola nos dias 7 (quinta-feira) e 8 (sexta-feira) de outubro, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.