Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Secretaria de Saúde de Vitorino realiza campanha voltada para a saúde da mulher

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitorino, pensando na saúde da mulher, promove campanha para reforçar a importância da realização do exame Papanicolau, também conhecido como preventivo.

O exame é simples, rápido e recomendado para todas as mulheres com vida sexual ativa, com o intuito de identificar e prevenir doenças graves, como o câncer de colo de útero.

A campanha do município tem como foco, principalmente, mulheres entre 25 e 59 anos, porém, aquelas que se enquadram em outras faixas etárias e tem interesse em realizar a coleta, também podem agendar o atendimento.

Para a realização do preventivo, serão disponibilizados quatro profissionais da área de saúde, sendo duas técnicas de enfermagem para realizar o cadastro e duas enfermeiras para fazer a coleta.

O objetivo da ação, segundo o Secretário de Saúde do município, Vilson Forgiarini, é aumentar a cobertura dos exames cito patológicos na população, já que o preventivo é a forma utilizada para detectar precocemente lesões ou outras alterações no colo do útero, realizando o tratamento precoce e evitando que a paciente desenvolva o câncer de colo de útero.

“O preventivo é um exame de extrema importância para a saúde da mulher, pois através dele conseguimos ter um diagnóstico precoce de lesões no colo do útero, iniciando um tratamento rapidamente e aumentando as chances de cura da paciente”, fala o secretário.

Para realizar o exame, a paciente deve comparecer portando o Cartão do SUS. O agendamento pode ser realizado até o dia anterior a coleta, para evitar aglomerações.

Para realização do exame no Centro de Saúde:

Agendamentos no telefone: (46) 3227-1326, ou presencialmente na unidade.

Datas disponíveis para coleta:

Sábado (14/08) – Das 8h às 12h e das 13h às 17h;

Terça (17/08) – Das 17h às 19h.

Para realização do exame na Unidade de Saúde Araucária Park:

Agendamentos no telefone (49) 3388-2375, ou presencialmente na unidade.

Datas disponíveis para coleta:

Terça-feira (17/08) – Das 17h às 19h;

Sábado (21/08) – Das 8h às 12h e 13 as 17h.

Pular para o conteúdo