Servidores da Atenção Primária em Saúde participam de qualificação em Vitorino

Atualizar os sistemas de avaliação. Esse foi o objetivo da capacitação que ocorreu durante toda a sexta-feira 20, onde os servidores da equipe de Atenção Primária em Saúde do município de Vitorino foram apresentados ao novo sistema de indicadores de saúde do Ministério da Saúde, o PrevineBrasil. Estiveram presentes representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – COSEMS PR e da 7ª Regional de Saúde. Segundo a secretária de saúde de Vitorino, Joseane Martarello “é uma capacitação ponderada e de desempenho da equipe. Os indicadores permitem o Ministério avaliar como as equipes aqui no município estão produzindo, e por conseguinte, encaminhar os recursos necessários”.

Os treinamentos frequentes são parte da reestruturação que a equipe da Secretaria de Saúde de Vitorino passa no atual momento. Para Joseane, a prática neste momento vai continuar a mesma, “a diferença é que eles agora saberão repassar os dados de seu trabalho e da realidade que encaram no dia a dia para o sistema”, finalizou a secretária.

O programa PrevineBrasil já está em atuação desde o início do ano, com a estagnação da pandemia, com o intuito de fiscalizar através de índices de desempenho, como os recursos são investidos no serviço de saúde, mais precisamente, na atenção primária. Para o prefeito Marciano Vottri, “é importante pra que nós tenhamos a avaliação dos indicadores e nossos servidores possam saber o que compõe o cálculo para a Estratégia de Saúde da Família”, afirmou Vottri.

Mateus Magri, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – COSEMS PR, agradeceu a organização realizada pela equipe da 7ª Regional e pela Secretaria de Saúde de Vitorino. “Objetivo hoje é conversar, a ideia é montar uma roda de conversa. Uma capacitação não é você chegar e derramar um monte de informação, e sim ouvir as perguntas e tentar respondê-las”, finalizou Magri.