Vitorino e Polícia Militar realizam formatura de 130 alunos Proerd em 2023

Na noite da última quinta-feira (25), os alunos do 5º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Vitorino, foram formados no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd. Os alunos tiveram 10 lições baseadas no livro “Caindo na Real” que foram ministradas pelo Educador Policial Soldado Giovani Lascoski. A filosofia do programa é prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, resistir a pressão de amigos e da mídia, desenvolver a autoestima, além de aprender lições de cidadania. “Os nossos formandos participaram do melhor programa preventivo do mundo. Os pais devem conversar com seus filhos, porque certamente eles terão capacidade de se manter longe das drogas e da violência. Inclusive, os pais e a família são o que de mais precioso nossas crianças possuem. O Proerd é baseado em três fundamentos: Escola, Polícia e Família. Não podemos então abandoná-los”, afirmou a Sargento Claricéia, representando o Comando do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, que aproveitou para agradecer ao apoio recebido da administração municipal.

Durante a cerimônia, ocorreram além da diplomação dos 130 alunos, a premiação das melhores redações sobre as experiências vivenciadas pelos alunos no Programa. Os alunos Proerd, como também seus padrinhos e familiares, realizaram o juramento de compromisso com os conteúdos aprendidos. E não parou por aí. Muita diversão foi espalhada entre todos, através da presença da mascote do Proerd, o leão Daren, que agitou ainda mais a criançada. Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Valmir Martinello, essa animação se justifica, pelo tamanho do aprendizado que eles puderam adquirir. “É uma formatura porque eles aprenderam algo valioso. O Proerd, desde 2022, conseguimos trazer de volta para nossas escolas municipais, ele é de grande valia para nossa educação. Porque nós, enquanto escola, temos a obrigação pedagógica, e olha o que o Proerd traz para eles, um ensinamento para a vida, para escolher certo para o futuro deles”, concluiu Valmir.O prefeito de Vitorino, Marciano Vottri, destacou o papel da polícia militar, em arriscar suas vidas para proteção da comunidade, e afirmou que o Proerd, é a disciplina da vida. “Nas escolas nós aprendemos disciplinas teóricas e didáticas. E o Proerd vem de encontro aos ensinos de postura, comportamento e traz lições de vida, para formar cidadãos preparados para esse mundo de transformação. Quanto mais preparados nossos alunos estiverem, mais certo será seu futuro, com consciência na sociedade. Parabenizo os pais, por acompanharem seus filhos nesse progresso. Aproximadamente 15% dos nossos alunos já passaram por essa formação, o que nos desafia a continuar para alcançar todos os nossos alunos”, finalizou Marciano.