Vitorino entrega uniformes escolares aos alunos e recebe Van Escolar

Na manhã dessa quinta-feira (20), a Prefeitura de Vitorino entregou, simbolicamente, os uniformes escolares aos alunos da Rede Municipal de Ensino. São 1008 alunos atualmente, que comparados ao índice de 2021, quando eram 687 alunos, temos um crescimento de 321 alunos. Conforme as avaliações realizadas frente o uniforme entregue no ano passado, um novo tecido foi escolhido para a edição desse ano. Foram convidados alunos representantes de cada instituição de ensino do município, para receber os uniformes escolares do ano de 2023. Mais de 248 mil reais foram investidos para confecção das peças, que serão efetivamente entregues aos alunos, nas assembleias de pais, mestres e funcionários (APMF) de casa escola, que acontecem na próxima semana.

Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Valmir Martinello, a entrega do uniforme é uma valorização dos alunos vitorinenses. “Esse uniforme não é apenas uma roupa comum. Ele é uma identidade enquanto escola. Ele vem num mesmo modelo, mas um novo tecido, que ajuda mais nos dias de frio. A educação, ela não vê nada como despesa, ela vê como investimento. A educação é investimento em pessoas”, afirma.

O prefeito de Vitorino, Marciano Vottri também esteve presente no evento, e frisou a necessidade do município, mais uma vez, se reinventar frente o atual cenário de segurança nas escolas. “Educar é um grande desafio. Quando tínhamos a pandemia, enfrentamos a dificuldade de educar à distância. Passamos por isso, e agora, um cenário totalmente novo, diferente, com algo que é assustador. Nos obriga mais uma vez, pensar ações coletivas e rápidas, para cuidar das crianças.” Ainda de acordo com o prefeito, “o uniforme é sinônimo de igualdade, e a igualdade vai muito mais do que material. Você tem uma igualdade no ambiente escolar, social, onde ninguém se sente mais ou menos que ninguém. Nós abraçamos as nossas crianças de uma forma diferente”, concluí.

Após a cerimônia de entrega simbólica, foi entregue à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, uma van escolar, de 16 lugares, no valor de 259 mil reais. O veículo chega ao município através de Convênio realizado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), por intermédio de destinação do deputado estadual Hussein Bakri que por sua vez, recebeu indicação da então vereadora, e hoje secretária de Desenvolvimento Social, Vitória Folgassa. Através do veículo, serão atendidos alunos do interior no transporte escolar, bem como, atletas vitorinenses, no transporte para competições oficiais, representando o município.