Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Vitorino inicia a pavimentação em concreto. Obra é pioneira em perímetro urbano no Sudoeste

Na última terça-feira 02, iniciou-se a concretagem do primeiro pavimento rígido de três vias do bairro São Cristóvao, em Vitorino. São mais de 400 mil reais investidos para pavimentar 2.926 m2 das ruas Sabino Rosa, José Rodrigues e Olandino Mafioletti. A obra é inovadora no que se refere ao método utilizado. O pavimento em concreto tipo Whitetopping é uma alternativa ao comumente asfalto em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Segundo o prefeito Marciano Vottri, o asfalto tem apresentado elevação em seu custo pelo alta dos combustíveis e por “essa condição, buscamos alternativas novas e mais eficientes do ponto de vista econômico e ambiental, uma vez que o pavimento em concreto se mostra de menor custo por unidade de área”, disse Vottri.

Na presente licitação que ocorreu em março deste ano, o preço do m2 do concreto foi de R$ 125 em comparação com o preço do asfalto, 138 reais em outra licitação no mês de junho. No total uma economia de 20% e uma expectativa de durar mais. 

Nesse projeto a espessura da aplicação é de 12 centímetros. A diferença mais notável entre os dois materiais está na durabilidade de ambos. Enquanto o asfalto dura 10 anos, o concreto tem vida útil mínima de 20 anos. É o que afirma o engenheiro civil da Secretaria de Indústria, Comércio e Obras Públicas, André Fonseca, ao comparar os métodos construtivos dos dois materiais. “O método que se transfere os esforços para a base é diferente. O concreto por si só, a camada de rolamento, ela absorve grande parte dos esforços. Já o asfalto transporta os esforços para base. Essa transferência danifica com mais facilidade, dependendo da carga que vai passar lá”, completa André.

Com relação a manutenção, André reforçou a vantagem do concreto. “Se o asfalto tiver um afundamento, é necessário fazer uma janela de manutenção, cortar ele, escavar, tirar a base ruim, reconstruir a base e refazer o pavimento. Já o concreto apenas se retira a capa e refaz ela. A manutenção é muito mais simples”. 

A única desvantagem com relação ao asfalto é a necessidade de cuidados após a aplicação. Para cura completa do concreto, durante cinco dias, nenhum carro poderá transitar sobre a via. A empresa vencedora da licitação tem mais dois meses para entrega da obra, já com as sinalizações de trânsito horizontais e verticais. 

Pular para o conteúdo