Vitorino recebe 11º Seminário Regional de Conselheiros Tutelares e Rede de Proteção

Durante todo a terça-feira, dia 30 de agosto, o Centro Municipal de Convivência recebeu 125 conselheiros tutelares de 35 municípios do sudoeste do Paraná para debater as práticas na Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes.

Segundo Renato Gardasz, presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros do Sudoeste do Paraná – Acetsp, o evento é uma oportunidade, primeira desde a pandemia, de reunião presencial dos conselheiros de nossa região. “Momentos de interação como estes são de grande valia. Os conselheiros tutelares precisam de ambientes de troca como estes”, disse Renato.

Na programação estiveram duas palestras com o tema focado nos fluxos de atendimento a criança e ao adolescente e o compartilhamento de experiências no protagonismo dos conselheiros tutelares neste ambiente, através de rodadas de debates. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Vitória Folgassa, o evento foi “uma oportunidade de crescimento e de troca de conhecimentos para quem cuida de nossas crianças com tanto zelo, como nossos conselheiros”.

Ao meio-dia os conselheiros participantes do seminário realizaram uma rápida carreata pela Avenida Brasil Argentina. Para o prefeito Marciano Vottri que esteve na cerimônia de abertura das atividades, “a entidade (Acestp) mostra sua força hoje, congregando em Vitorino, mais de 120 conselheiros para debater suas práticas na busca pelos direitos de nossas crianças e adolescentes, e também na garantia deles”, afirma Vottri.