Vitorino recebe certificado de Cidade Amiga da Pessoa Idosa

Vitorino avança mais uma vez em direção a cuidar melhor do nosso povo. Na última segunda-feira 28, o município recebeu no Palácio Iguaçu em Curitiba, o reconhecimento público da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná por ter concluído o Plano Municipal da Pessoa Idosa. Com apoio do Conselho Municipal do Idoso e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foi desenvolvido um planejamento que envolve objetivos, ações, metas e prazos para serem cumpridos com finalidade de atender melhor a pessoa idosa.

Estiveram presentes na entrega do certificado, o Prefeito Marciano Vottri, a Secretária de Desenvolvimento Social Vitória Folgassa e a Deputada Federal Leandre Dal Ponte. (Assessoria PMV)

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo 2010, 45% dos moradores de Vitorino eram idosos. Atualmente, por estimativa do próprio instituto, essa população pode chegar à 60%, o que demonstra a necessidade do olhar atento a qualidade de vida dos idosos vitorinenses.

As políticas públicas para esse público em Vitorino foram desenvolvidas, segundo a Secretária de Desenvolvimento Social Vitória Folgassa para “cuidar do envelhecimento do idoso”. Foram realizados encontros com o Conselho do Idoso “de onde vieram questionamentos e ideias. Uma delas foi oferecer a Ginástica em parceria com o Clube dos Idosos, visto que desenvolver saúde é a principal questão do plano”, afirma Vitória.

A construção do plano obedece ao modelo de diagnóstico ofertado em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, as universidades estaduais e a iniciativa da OMS – Organização Mundial da Saúde e da Opas – Organização Pan-Americana de Saúde. Agora, Vitorino faz parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis a Pessoa idosa.

Vitória frisou que a pandemia e o tempo necessário de isolamento tornam ainda mais urgente a aplicação de ações concretas para garantir a saúde do idoso. “Nós ficamos dois anos parados, mas agora com esse plano temos um roteiro a seguir. A primeira atividade será projetar a Academia do Idoso e uma ação integradora de aulas de Dança com o Clube dos Idosos de Vitorino”, finaliza a Secretária.

Com o certificado Vitorino entra no mapa de Cidades Amigas da Pessoa Idosa. (Assessoria PMV)

As demandas de nossos idosos passam também por questões de acessibilidade. Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marlen Brecciani Foscheira “as pessoas idosas precisam de conforto. Por exemplo no comércio, possibilitar o acesso com rampas e corrimões. Além disso, é necessário que nossos idosos participem não só pelos seus direitos, mas também pelos seus deveres de fiscalizar o que acontece no município”, afirma a presidente que participou ativamente na construção do Plano de Ações.

Tornar nossos idosos ativos em todas as esferas da sociedade, com um envelhecimento saudável e feliz, é o foco da atual administração, como afirma o prefeito Marciano Vottri. “Esse certificado significa uma conquista da população idosa de nosso município. E ao mesmo tempo, é um compromisso assumido com eles de que teremos uma Vitorino acolhedora para todos, inclusive para os idosos”, disse Marciano.

Com o certificado Vitorino entra no mapa de Cidades Amigas da Pessoa Idosa. O apoio da Deputada Federal Leandre Dal Ponte foi fundamental para avançarmos nesta etapa. Ela junto do Governador do Estado Ratinho Junior e do representante da Opas, entregaram o reconhecimento público para o município. Segundo a Deputada, “nosso trabalho é garantir que o envelhecimento seja uma conquista, uma fase da vida cheia de oportunidades e não um problema como muitos acreditam que seja. Hoje o Paraná já é o estado brasileiro com o maior número de cidades certificadas, servindo de exemplo para outros estados”, conclui Leandre.