Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Vitorino tem seis vagas disponíveis para o Programa Bolsa Qualificação Cultural

Crédito: AEN

A Secretaria de Comunicação Social e da Cultura (SECC) do Paraná, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, abriu inscrições para o Programa Bolsa Qualificação Cultural – Lei Aldir Blanc 2021.

As vagas serão distribuídas entre os municípios do Estado proporcionalmente, sendo que para Vitorino serão destinadas 6 vagas.

O Programa Bolsa Qualificação Cultural será realizado em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

As aulas acontecerão no modelo de Ensino a Distância (EAD), com cursos nas seguintes áreas: Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura; Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos; Comunidade Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; e Técnicos. Os interessados que não tiverem acesso à internet, podem solicitar o material impresso à UEPG.

No total, são 120 horas de curso. O primeiro módulo com 40 horas será destinado ao aprendizado de políticas de fomento à cultura.

O participante terá o direito de receber R$ 1 mil a cada módulo, de igual carga horária, sendo que ao final do programa terá recebido o valor de R$ 3 mil. O recurso parte da Lei Aldir Blanc, para o auxílio de trabalhadores da Cultura no Brasil.

Para conseguir uma das vagas destinadas ao município, é necessário ter residência comprovada em Vitorino, mais de 18 anos e comprovar atuação de, no mínimo, dois anos na área cultural.

Você pode comprovar a atuação com: Registros fotográficos; e Carteira de trabalho profissional; Declaração de entidades de classe do setor cultural, tais como: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná (Sated/PR); Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec); Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap); Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar), entre outras, desde que legalmente constituídas como representantes do setor cultural; ou Declaração de dirigentes públicos municipais da Cultura.

As inscrições podem ser realizadas através do link: https://inscricoes.apps.uepg.br/, entre 15 e 30 de setembro de 2021.

Pular para o conteúdo