Após enchente histórica, Vitorino inicia reparos

Durante todo este feriado do dia 12 de outubro, as equipes de Infraestrutura da Prefeitura de Vitorino estiveram em campo, trabalhando na recuperação dos estragos ocasionados pela chuva histórica de 400 milímetros em 48 horas. Segundo o relatório produzido pela Defesa Civil, o município sofreu com as enxurradas que passaram por 11 vias urbanas: rua Barão de Capanema, Reck, Da Praia, Dr. Munhoz da Rocha, Staziak, Coronel Domingos Soares, Provence, Emilia Todeschini e Totanoski; em quatro bairros, no Centro, bairro Camargo, São Cristóvão e Padre Luiz Basso.

Na área rural do município, 7 comunidades sofreram danos com a chuva forte: Fartura, Santo Antônio, Vila Maria, São Brás, Caravaggio, Rio Caçador e Alto Caçador. Ainda segundo a Defesa Civil, os alagamentos ocorreram devido a elevação do Rio Vitorino em 4 metros e do Rio Forquilha e Caçador, em 3 metros. Nenhuma vida foi perdida ou ferida, porém 615 pessoas foram afetadas diretamente, tendo suas casas inundadas, móveis perdidos, entre outros infortúnios.

Ao todo foram danificados 24 bueiros, 50 quilômetros de estradas e 8 pontes, sendo que duas delas, foram totalmente destruídas. Sete estabelecimentos comerciais foram atingidos pela água, com aproximadamente 80 mil reais de prejuízos ocasionados.

Segundo o prefeito Marciano Vottri, que é agrônomo por formação e esteve acompanhando durante todo o dia as ações estratégicas de recuperação de danos, o estrago maior está na agricultura. “Ainda é cedo para saber com precisão, porém é certo que 50% do solo produtivo do município foi danificado, o que resulta em, no mínimo, 2 milhões de prejuízo para os agricultores”, finaliza Vottri.