Após 7 anos, Prefeitura de Vitorino renova Portal da Transparência

Com objetivo de padronizar os serviços de gestão pública, a administração pública de Vitorino atualizou o Portal da Transparência. Este novo site está completamente localizado nas nuvens, através do sistema Cloud, que a Betha – empresa de sistemas em gestão pública contratada pela Prefeitura de Vitorino. Isso significa dizer, segundo a contadora do município, Cleonete Spigiorin, que “ele é mais abrangente, fácil de alimentar e na mesma medida, do cidadão encontrar informações”, analisa a contadora.

O sistema anterior, que funcionou por sete anos, era inteiramente baseado em Desktop, ou seja, instalado no servidor físico da Prefeitura, com certas limitações. Ainda segundo Cleonete, “era um pouco engessado e criado com a finalidade de atender apenas algumas necessidades pontuais da gestão”. A partir de agora, não apenas o Portal da Transparência estará em sistema Cloud, como também outros quatro serviços de gestão internos, que unidos, automatizarão o cruzamento de dados, entregando ao cidadão informações precisas. Além disso, o layout do Portal foi inteiramente reconstruído, com um visual moderno.

Para o analista de sistemas da Betha, João Hugo Gaspar, responsável pela implantação das novidades “a parte visual dele é mais moderno, ele ficou mais leve e ele está mais automatizado. Ou seja, muitas coisas que os gestores faziam manualmente, ele já está automatizado aqui no sistema. E a tendência é que ele fique mais automatizado quando se mudar todo o sistema para o Cloud”, finaliza João.

Segundo o Secretário de Administração e Planejamento Jhonatan Klein, o novo portal demonstra mais facilidade de acesso aos dados consultados. “Estamos ainda em fase de adaptação à nova tecnologia, mas já apresenta maior eficiência nas consultas e maior integração aos outros sistemas de gestão utilizados pelo município.”

O novo Portal da Transparência continua no mesmo endereço: https://bit.ly/3DYxusT