Após pedidos do município, Copel realiza melhorias no fornecimento de energia no Araucária Park

Na última semana, o gerente da Agência de Pato Branco da Copel (Companhia Paranaense de Energia), Raffael Vensão esteve no gabinete municipal em Vitorino, para apresentar ao prefeito Marciano Vottri, algumas respostas com relação aos pedidos realizados pela administração para melhoria da oferta de energia elétrica no bairro Araucária Park. Por sua localização geográfica ao fim da linha de transmissão, praticamente dentro da linha de divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, as quedas e interrupções no abastecimento de energia elétrica eram frequentes no bairro, que hoje, é o mais populoso de Vitorino. Segundo a própria companhia de energia, somente no bairro, existem 1000 unidades consumidoras.

Segundo Raffael, a instalação de três religadores automáticos (RA) deve solucionar as frequentes quedas de energia registradas na localidade. “Estes equipamentos possibilitam a reversão do atendimento dos aproximadamente 1.000 consumidores do bairro pela fonte de Marmeleiro, ou seja, em caso de defeito na fonte principal é feito a energização pela fonte secundária. Além disso, a instalação destes equipamentos permite o seccionamento da rede em caso de defeito. Desta forma é possível reduzir o número de consumidores desligados até que o defeito seja corrigido”, explicou o gerente.

As obras do Paraná Trifásico, projeto que pretende implantar 25 mil quilômetros de redes trifásicas de energia em todo Paraná, também atingirá a região do Araucária Park. “Já foram executados 54 km de rede, 59 km estão em execução e 92 km estão projetados. São obras estruturantes que levarão maior confiabilidade e melhoria no fornecimento de energia”, afirmou Raffael.

Outra ação preventiva, realizada no objetivo de evitar registros de quedas no fornecimento elétrico às unidades do bairro Araucária Park, é a inspeção para manutenção no tronco do alimentador Cambacica, que atende o bairro.

Para o prefeito Marciano Vottri, que intercedeu perante a Copel para que as melhorias relacionadas ao Araucária Park fossem priorizadas, “tem sido uma das principais pautas nossas de cobrança. E isso que acontece agora é uma resposta aos moradores, então essas ações estão sendo acompanhadas por nós, com a finalidade de melhorar o abastecimento de energia elétrica em todo o bairro”, finalizou prefeito Marciano.