Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Campeão Estadual e medalhista nacional, Taekwondo de Vitorino fecha ano de olho em competições internacionais 

Foram inúmeras vitórias em diversas competições durante 2023. O fim se deu com uma menção honrosa. O deputado Paulo Litro, no dia 17 de novembro, homenageou duas atletas do município, devido aos resultados nos Jogos Escolares, onde classificaram para o Brasileiro de Taekwondo. As atletas honradas foram Emily Vitória Gobatto Tibes de 12 anos, e Lorena de Lima da Silva, de 14 anos. Antes da honraria, de 01 a 04 de novembro, em Brasília (DF), elas estiveram na maior competição escolar do país, com competidores de 17 modalidades esportivas oficiais. Na oportunidade, as atletas vitorinenses venceram 5 lutas em uma única manhã.

Na competição Emily conquistou a medalha de bronze, depois de lutas eletrizantes, marcando seu nome na história do Taekwondo Vitorinense, sendo a primeira aluna a trazer uma medalha dos Jogos Escolares Brasileiros, refletindo sua capacidade e dedicação como atleta. Lorena caiu nas oitavas de finais, contudo demonstrou um ótimo desempenho na competição.

Para o técnico e professor da equipe vitorinense, Rafael Sales, “o nível é diferenciado, existem estados muito preparados, assim como existem estados menos eficientes. Porém as atletas estavam muito bem-preparadas, são vários fatores em uma competição, externos e internos, acredito que o nervosismo atrapalhou um pouco também. Porém, é histórico. Nunca um atleta vitorinense ganhou a fase estadual e chegou na fase nacional, representando um colégio do município de Vitorino. Por exemplo, pela medalha de bronze no JEBS, a atleta Emily tem chances de ganhar uma bolsa de estudos, por se encaixar na geração olímpica”, explicou Rafael.

Segundo ele, o Taekwondo em Vitorino “está no caminho certo, trabalhando e focando em seus objetivos. Um deles, que é de curto prazo, nós já conseguimos, que era ser campeão paranaense e ir para o nacional. A médio prazo, queremos viajar para campeonatos internacionais. E a longo prazo, queremos chegar em um mundial ou olimpíada. A cidade e os pais de nossos alunos, estão abraçando a causa, e isso faz toda a diferença em nossos resultados.” 

Em retrospecto, ao olhar para competições durante o ano, outro destaque recente é a Copa Paraná de Taekwondo – de 21 a 22 de outubro, com participação de 828 atletas, em Chopinzinho. Vitorino levou 61 atletas e conquistamos 93 medalhas, sendo 36 de ouro, 27 de prata e 20 de bronze, somando pontos para ficar em segundo lugar geral, sendo assim classificados para Copa do Brasil de Taekwondo.

A equipe de Vitorino possuí 40 atletas, e mais de 100 alunos através da Oficina de Taekwondo, que é a porta de entrada para talentos, como Emily e Lorena. 

Pular para o conteúdo