Colégio Estadual José Odair Bertoncello inicia suas atividades no Araucária Park, ofertando ensino fundamental pela primeira vez no bairro

A noite de inauguração oficial do Colégio Estadual José Odair Bertoncello, ocorreu na última quinta-feira (29). Com a presença da comunidade do bairro Araucária Park, da comunidade escolar, do prefeito Marciano Vottri, e também do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, foi dada a largada oficialmente para a operação, em modelo de dualidade, da Escola Estadual José Odair Bertoncello, que funcionará nas estruturas da Escola Municipal Alézio Gervásio Fin, ofertando sexto, sétimo, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental, e consequentemente, os anos do Ensino Médio.

No mesmo ato, foi de assinada a ordem de serviço para início das obras de Ampliação da Escola Municipal Alézio Gervásio Fin, com objetivo de fornecer o espaço necessário para o formato de operação em dualidade, e também, atender a pedidos da comunidade do Araucária Park, com relação à melhorias na estrutura da escola.

Para o prefeito Marciano Vottri, que a história deste colégio que se inaugura, iniciou em 2021, quando iniciaram as conversas internas na administração de Vitorino, para buscar soluções ao Ensino Fundamental e Médio no bairro Araucária Park. “Hoje esse dia tem muito do esforço do nosso secretário de educação, professor Valmir, que inclusive foi meu professor também. Queremos e estamos juntos escrevendo a história deste colégio, que é feito de parcerias. Aqui houve muita união e trabalho, de diversas pessoas, e por acreditar que seria possível ofertar este ensino fundamental, aqui no Araucária Park. Um bairro com taxa de crescimento altíssima, que nos obriga a oferecer serviço de qualidade, na mesma proporção. Fizemos o compromisso de fazer diferente, e trazer a gestão para mais perto do Araucária Park, aqui está a prova de isso é realidade hoje”, explanou Marciano.

Na ampliação, serão construídas três novas salas, fechamento com muros das partes abertas da escola e um refeitório maior. Com recursos direcionados pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra, o investimento para ampliação será de 671 mil reais. “Um colégio que vai trazer não só a educação, mas que vai ensinar o caminho de vida para que nossos jovens possam trilhar em suas vidas. Quão bonito é ver o reconhecimento do professor José Odair Bertoncello, que tanto fez por essa localidade. Fizemos um compromisso com o bairro Araucária Park, de atender a população com dignidade, e nos últimos quatro anos, trouxemos diversos investimentos. Competente que é a gestão, nós conseguimos economizar o recurso público, e agora daremos estrutura, conforto e dignidade aos nossos jovens”, afirmou o deputado Guerra.

A família do professor José Odair Bertoncello (em memória) esteve presente, e ficou emocionada com a homenagem realizada pelos primeiros alunos do Colégio Estadual, que foi agraciado com o nome do pioneiro professor do município de Vitorino. Professor José Odair iniciou suas atividades pedagógicas em 1965 no município e marcou gerações de estudantes em Vitorino. Foi duas vezes vereador, e entre 1972-73 foi presidente da Câmara de Vereadores de Vitorino, sendo que em 1989, foi diretor da Apae de Vitorino. Por 13 anos foi diretor do Colégio Estadual Padre Henrique Vicenzi. Inclusive, foi o próprio padre que auxiliou no convite para professor atuar na fundação do antigo Ginásio, na década de 60, em Vitorino. Infelizmente, José Odair deixou a docência em 2005, para tratar um câncer, que no mesmo ano levou nosso nobre professor.

A cerimônia contou com a presença da presidente do Legislativo de Vitorino, vereadora Joseane Martarello, secretários da administração e lideranças técnicas da Secretaria de Estado de Educação. Também estiveram presentes a equipe do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, com o chefe do NRE, Marcelo Oltramari e sua assessora técnica, Jussany Moreira.