Com investimentos de 1 milhão de reais, novo Cras é inaugurado em Vitorino

No início da noite desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Vitorino inaugurou mais uma obra pública de qualidade. O prédio público que abrigará a partir de agora, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, fica na rua Lehmann, 217. Com a presença de mais de 100 pessoas, mesmo com chuva, a inauguração aconteceu no auditório do novo Cras, que possuí em conjunto à nova secretaria, novas salas, equipadas com novo mobiliário e espaço amplo. A estrutura agora reformada, anteriormente era um depósito de materiais sem uso do município, que além de prejudicar a saúde dos moradores pelo acúmulo de materiais, ainda era um prédio público com pouca utilidade.

No dia 7 de abril de 2021, no início da gestão, o prefeito Marciano Vottri apresentou à população o projeto arquitetônico da reforma do espaço, para abrigar o Cras e a Secretaria, que estavam em um outro espaço com deficiências estruturais com frequentes alagamentos, por exemplo. O objetivo então era, através da reforma e transição do Cras e da Secretaria para o novo espaço, atender à população que mais necessita do serviço público com conforto e dar dignidade aos servidores. No dia 2 de maio de 2022, foi então assinada a ordem de serviço para início da reforma, que segundo a usuária do Cras, Ronicleia dos Santos, ficou pronta para projetos maiores a partir de agora. “Eu estou muito feliz, nós somos muito gratos pelo esforço do Prefeito, então eu somente tenho a agradecer, pois nós como usuários nós estávamos precisando de um espaço de qualidade. Agora, vai ser a melhoria, algo novo, coisas novas”.

Já Ana Paula Lebkuchen, que também é usuária dos serviços do Cras, o acolhimento que ela recebe faz a diferença. “Quando procurei sempre fui bem recebida, e me trataram com respeito, isso é uma honra para nós. Gratidão a Deus por esse Cras estar tão lindo e maravilhoso. Cada sala está linda, é de se apaixonar por este espaço. Gratidão também pelo acolhimento e respeito que vocês tratam cada um de nós”, agradeceu a Ana Paula.

Estiveram presentes representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, através da presidente Erecilda da Rocha Fragata; representantes da Polícia Militar, o pastor da Assembleia de Deus, pastor Fernando; o vice-prefeito Marcio Tibes, secretários e servidores; vereadores e dezenas de cidadãos vitorinenses que utilizam os serviços do Cras e da Secretaria. Foram aplicados um milhão de reais de recursos próprios do município para reformar mais de 430 metros quadrados de obra.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Vitória Folgassa, o momento é de gratidão. “É uma obra pública de qualidade, precisávamos disso em nosso município. Hoje estamos realizando uma inauguração maravilhosa, com espaço bonito. Para todos que precisam, estamos de portas abertas para vocês. Quero agradecer à equipe de engenharia, a obra ficou linda, também quero agradecer à minha equipe do Social e do Cras, que trabalharam incansavelmente para deixar tudo no seu devido lugar, para iniciarmos os atendimentos já nesta terça-feira”, finalizou Vitória.

Já para o prefeito Marciano, que fez questão de relembrar o histórico da obra e o porquê da sua existência, o Novo Cras representa um novo conceito de obras públicas entregues à população vitorinense. “Nós precisamos mudar o conceito de obra pública na cidade. Obra pública precisa ser bonita e bem-feita. Isso daqui é o dinheiro do público, voltando para o público. Tentamos fazer o melhor a cada dia. Imagina recuperar 430 metros quadrados de um local abandonado, depósito de entulho e de materiais que não eram utilizados. E depois de mais de um ano, e um investimento de um milhão de reais, hoje nós entregamos um espaço de qualidade. Esse espaço novo, tem um único objetivo que é melhorar a vida das pessoas. Nós não podemos nunca nos afastar deste ideal. Estamos passando por um processo de transformação de uma cidade. Queremos entregar 100 milhões de investimentos ao fim da gestão, e entregar esta obra, é uma etapa deste processo”, concluiu Marciano.