Com presença do secretário Ortigara, Vitorino recebe mais de 2 milhões em calçamento para vias rurais, no Rio Caçador e Caravaggio

Na tarde desta quinta-feira (14), no pavilhão da Comunidade Caravaggio, foi autorizado o convênio entre município de Vitorino e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab). A obra será de pavimentação poliédrica, popular Calçamento, com 6 quilômetros de extensão e com investimentos de R$ 1,9 milhões do Estado e R$ 250 mil de contrapartida do município. Os trechos incluídos no projeto atenderão duas comunidades, Rio Caçador e Caravaggio. Para o presidente da comunidade Caravaggio, Evandro Luiz Trentin, o dia é de festa. “É um dia de alegria e festa para nossa comunidade e para a comunidade do caçador. A tantos anos estamos esperando esta pavimentação, será de grande alegria para todos. É uma obra tão esperada, que hoje está sendo realizada”.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, boas estradas significam produções mais baratas, o que melhora efetivamente as condições do agricultor. Uma estrada com más condições, fura o pneu e deixa o frete mais caro. Para nós que somos da roça, uma estrada boa é fundamental. Prefeito foi inteligente, pois ele multiplicou o dinheiro, pois vai fazer 6 km com o dinheiro que faríamos a metade, isso é claro, com a contrapartida da prefeitura.”

O convênio faz parte do projeto Estradas da Integração, que tem realizado pavimentação em vias rurais. De acordo com Ortigara, até agora, já foram pavimentadas uma extensão de vias, equivalente a distância entre Curitiba e Vitorino, três vezes. “E nós não vamos parar por aqui, estamos com um grande conjunto de obras sendo realizadas no Paraná, e estamos olhando a realidade de cada município, para tornar a vida dos nossos agricultores, um pouco mais leve. Com as nossas parcerias entre município e Estado, conseguimos ir mais longe”, concluiu Ortigara.

O município de Vitorino fará todo o preparo do leito, além de auxiliar no que for necessário, para que com o envio dos recursos por parte do Estado, no total, a extensão da obra, seja a maior possível. “Seria injusto como conhecedores que somos, não atendêssemos aos pontos críticos da nossa comunidade. Eu me recordo de quando tinha dificuldade para chegar aqui nessa comunidade com uma picape carregada de diesel, e agora as vias estarão pavimentadas. Não existe um sistema que produza sem logística, e este é um investimento para aumentar a produção e consequentemente, a qualidade de vida dos nossos agricultores. Quero agradecer a toda nossa equipe que trabalhou no projeto para que pudéssemos fazer mais com menos. A prefeitura assumiu uma parte dos serviços, para que pudéssemos, com os dois milhões do governo do Estado, ao invés de fazer três quilômetros, executar o dobro”, finalizou Marciano Vottri, prefeito de Vitorino.

Estiveram presentes no evento, os deputados Adão Litro e Luiz Fernando Guerra, que auxiliaram na negociação dos investimentos para Vitorino. Também marcaram presença o presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Otamir Cesar Martins, o gerente regional da Adapar, o engenheiro agrônomo Pedro Castro Tondo, a chefe do núcleo regional da Seab, Leonira Viganó Tesser, o técnico do Deagro, Valdemir Alves Almeida, a vereadora Gilse Mafioletti, além dos representantes da Coopertradição, Divo Belé e da Avícola Pato Branco, Lucas Cavazzola.