Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Combate à violência contra mulher reúne centenas de vitorinenses no Agosto Lilás

O Centro de Eventos para Idosos abrigou na última quinta-feira (24), o evento alusivo ao Agosto Lilás. Centenas de mulheres estiveram reunidas para compartilhar conhecimento sobre a prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Outro tema amplamente discutido no evento, foi a Lei Maria da Penha, e todas as suas características. O evento foi realizado em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Procuradoria da Mulher em Vitorino.

A primeira palestra da noite, foi ministrada pela soldado da Polícia Militar, Abiane Izolan Ribeiro, que trouxe definições sobre a aplicação da Lei Maria da Penha e demonstrou para as mulheres presentes, como elas podem identificar e denunciar qualquer tipo de violência contra elas. Para a secretária de Desenvolvimento Social Vitória Folgassa, “a união faz a força. É uma honra participar deste evento, que é um momento para que as mulheres se sintam confortáveis e felizes por serem mulheres”. 

Gilse Mafioletti, representando a Câmara de Vereadores de Vitorino, que possuí 4 mulheres vereadoras, e a Procuradoria da Mulher do município, enfatizou o propósito dos mecanismos de enfrentamento à violência e proteção à mulher em Vitorino. “. A procuradoria foi criada em 2021. É um orgulho para Vitorino ter 4 mulheres vereadoras. As estatísticas não são positivas, mas o trabalho que está sendo realizado é de grande importância para que chegue o atendimento às pessoas que necessitam”. A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Erecilda da Rocha Fragata destacou a necessidade de se naturalizar a não violência contra as mulheres. “é na família, se a criança cresce em um ambiente tranquilo, ela não observa violência, para ser um futuro cidadão de bem. E que estas mulheres sejam multiplicadoras de palavras de autoestima e dos direitos da mulher”, explicou.

A segunda palestra da noite, foi dirigida pela assistente social especialista em direito da mulher, Taise Bortoluzzi, que focou na união das mulheres com a finalidade de fortalecer as relações femininas em nossa sociedade. O prefeito Marciano Vottri, que esteve presente no evento, comprometeu-se em oferecer cada vez mais, instrumentos de enfrentamento e acolhimento, com objetivo de baixar a incidência de violência contra mulher em Vitorino. “A temática da violência da mulher, ela exige de nós enquanto gestores, ações de enfrentamento. Quando olhamos para o problema nós conseguimos entender por que ele existe e conseguimos tomar soluções mais assertivas. O nosso compromisso é colocar elementos que deem condições às mulheres, de viver em uma sociedade mais justa, com ações efetivas da justiça e índices cada vez melhores”, finalizou Marciano.

Ao final, as mulheres participaram de confraternização, com sorteio de brindes doados pelo comércio local.

Pular para o conteúdo