Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Conferência Municipal de Segurança Alimentar discute acesso ao alimento e a erradicação da fome

Com objetivo de discutir a erradicação da fome e garantir direitos como a comida no prato de todos, na manhã desta quarta-feira (12), no auditório do Centro de Educação aconteceu a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. No evento que reuniu representantes de todas as secretarias municipais, e também membros da sociedade organizada, como o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), foram discutidas novas ideias para criação de políticas públicas que garantam a comida de forma justa. Segundo a palestrante Lígia Kochhan de Fraga, formada em Nutrição pela Unicentro e mestre em Engenharia de Alimentos pelo IFPR, o alimento de verdade é aquele com qualidade, que possuí a menor quantidade de processos. De acordo com Lígia, “o que preocupa hoje, e deve ser a nossa reflexão, é a qualidade dessa alimentação, porque é isso que está comprometido. Como vamos alimentar essas pessoas e que tipo de comida realmente é necessária para as elas?”, questiona. 

A conferência ocorre no mês de julho em várias cidades do Paraná e no dia 23 de agosto acontecerá a Conferência Regional. As diretrizes que guiaram os trabalhos são as diretrizes de acesso à comida, as políticas públicas e a participação democrática da comunidade nesse processo. Para Luís de Matos, representante da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, a secretaria também é parceira no movimento da agricultura familiar. “Nós temos alguns programas onde conseguimos fomentar esse desenvolvimento da agricultura familiar e a soberania alimentar, e através deles aproximadamente 150 mil reais por ano são destinados para o fornecimento de leite para as crianças de 6 meses a 3 anos, e garante uma nutrição às nossas crianças. Temos o Compra Direta, que nasceu como medida emergencial na pandemia, e se transformou em uma política pública de governo, entre outros projetos”, afirma Luís.

O prefeito de Vitorino, Marciano Vottri esteve presente na cerimônia de abertura e relembrou que o município está com discussões avançadas na área, através do programa Comida Boa Vitorino. Com o objetivo de beneficiar os agricultores familiares do município, e conduzir a produção alimentar do campo, para a mesa dos vitorinenses que estão em vulnerabilidade social, o projeto será lançado nos próximos dias, e já possuí até caminhão para o transporte dos alimentos, que foi doado pelo Governo do Estado. “A sociedade quando pensa coletivamente, consegue encontrar soluções melhores. O Comida Boa Vitorino é um programa importante com o qual vamos avançar, e construir soluções próprias do nosso município, para que possamos ir de encontro a esse problema, que é a erradicação da fome e da pobreza”, conclui Marciano. 

Pular para o conteúdo