Contratação de nova empresa objetiva ampliar dias da Coleta de Lixo

O município de Vitorino avança dia após dia, em direção ao crescimento. Dessa vez, assume um novo contrato para prestação do serviço de Coleta dos Resíduos Sólidos e Recicláveis. No último dia 9 de janeiro, uma nova empresa passou a realizar a coleta de lixo, o que faz parte de um projeto, que segundo o prefeito Marciano Vottri, visa ampliar o serviço no município. “Temos um novo contrato que vai estender o atendimento à população, na Coleta Seletiva dos Resíduos. A mudança teve a finalidade por ampliar a coleta para todos os dias da semana. Ela também implica em um investimento ainda maior, ou seja, o município vai gastar mais para ampliar o serviço.”, explica Vottri.

A empresa vencedora do pregão eletrônico nº 90/2022 firmou o contrato nº 27/2023, para prestar durante doze meses, a execução do serviço continuado de coleta seletiva, transporte e destinação final dos resíduos sólidos orgânicos e recicláveis gerados pelo município. O valor dispensado pela administração pública é de R$ 1,030,512,00, o que deve garantir um serviço de qualidade a todos. Segundo o Plano Básico de Resíduos Sólidos de Vitorino, atualizado em dezembro de 2022 para a realização da nova contratação, em 2021 o município gerou 96 toneladas por mês de resíduos sólidos convencionais e 16 toneladas por mês de recicláveis. No total, são 112 toneladas por mês de resíduos, onde esse número deve aumentar, após a atualização populacional, segundo dados preliminares do Censo 2022.

Por isso, uma das novidades propostas pelo Plano e que estão sendo organizadas pela empresa prestadora, é justamente o fato da coleta ser realizada todos os dias da semana. Segundo o Plano, “levando em consideração o aumento populacional, torna-se necessário serem realizadas coletas três vezes por semana em toda a área do município atendida, para o resíduo convencional (orgânicos e rejeitos), sendo nas segundas, quartas e sextas feiras e para a coleta seletiva (recicláveis) nas segundas e sextas-feiras, considerando os dias de acúmulo, sendo que no final de semana os acúmulos de resíduos são maiores”. Na primeira semana do serviço foram registradas algumas instabilidades, porém o prefeito Marciano Vottri garante que são temporárias, até que a nova empresa se adapte aos itinerantes dos setores do município e o serviço seja normalizado.

Novo contrato tem por objetivo ampliar os dias da coleta (Assessoria PMV)