Dia D contra a Dengue mobiliza mais de 100 voluntários

Na manhã desta quinta-feira (28), com o apoio de entidades e organizações da sociedade civil, a Prefeitura de Vitorino realizou o Dia D Vitorino contra a Dengue. O objetivo foi movimentar toda a cidade para combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A ação, que é uma resposta ao aumento semanal de casos de dengue no município, reuniu servidores do município, agentes de endemias e saúde, e dezenas de voluntários.

Foram recolhidos 15 toneladas de lixo e entulhos, divididos em plásticos, vidros e garrafas, lonas e brinquedos velhos, papeis de todo gênero, papelão e principalmente pneus e borrachas, que acumulam água, e se tornam criadouros do mosquito.

Para o prefeito Marciano Vottri, a ação foi um sucesso, porém o cuidado continua todos os dias. “A situação é preocupante e isso exige de nós gestores públicos ações efetivas em combate para minimizar esse problema.  No dia de hoje nós tivemos mais de 100 pessoas mobilizadas entre os servidores públicos e voluntários, que de uma maneira conjunta nos reunimos para realmente fazer um mutirão, um pente fino, uma limpeza completa na nossa cidade, recolhendo materiais com potencial criadores. Na próxima semana será feita também no bairro Araucária Park, que é o bairro mais populoso do nosso município, e o grande objetivo é diminuir os criadores do mosquito da dengue. Porém precisamos frisar, que o papel do cidadão é tão importante ou mais do que o poder público nesta tarefa. Contamos ainda com o apoio e vigília de todos”, afirmou Marciano.

O trabalho começou às 7h da manhã, com orientações e distribuição dos EPI’s. Seis equipes foram divididas em setores estratégicos da cidade e até o meio dia o trabalho foi finalizado. O município, através da Vigilância Sanitária também atua na mobilização das escolas, com conscientização ativa dos alunos para que as informações de combate aos criadouros do mosquito, sejam fixadas em toda população.