Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Dinâmicas e apresentações marcam o dia dedicado à emissão de Carteira do Autista em Vitorino

Promover a inclusão e valorizar com dignidade, a pessoa diagnosticada com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Esse foi o objetivo da ação realizada nesta quinta-feira (11), pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Vitorino, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. O evento que aconteceu no Cras, marcou o dia dedicado à emissão da Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CTPEAS) e reuniu pessoas autistas e seus familiares, professores das escolas, e equipes da Rede de Apoio. 

Durante as falas de autoridades envolvidas, alguns alunos autistas convidados, realizaram apresentações artísticas, de peças artísticas que eles mesmos desenvolvem. Um deles foi o Thiago, que trouxe um texto de sua autoria, que como o título define, conta a história do “Meu Amigo Autista”. Para a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Elizandra Zílio, “O autismo não tem limite, hoje vocês podem ver do que eles são capazes. Temos algumas diferenças e elas nos unem”, afirmou Elizandra. 

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Vitória Folgassa, a oportunidade de conscientizar a população nunca pode ser perdida. “Mês de conscientização é abril, mas todos os meses nós precisamos conscientizar a população, pois ainda existem muitas ressalvas, e aos poucos nós vamos quebrando esse paradigma”, falou Vitória.

“É um desafio constante, tão pequenos assim, com atitudes como ler e escrever, é impactante para nós. E na Educação Infantil, essas crianças podem ter dupla matrícula, de 0 a 6 anos, então esse é o tempo que nós (Apae) temos para estimular eles, para que possam viver em comunidade”, explicou Cleide Bertolatto, diretora da Apae de Vitorino, 

Para o prefeito Marciano, é necessário um olhar especial, principalmente às crianças autistas. “Nós transcendemos o dia 2, dia mundialmente convencionado para o assunto, para hoje realizarmos um trabalho de reflexão. O Thiago apresentou o personagem João em sua apresentação aqui, e nós temos o dever como gestores públicos de cuidar de todos os “Joãos” que foram apresentados. O melhor gestor público é aquele que tem a sensibilidade de ir as lágrimas mediante a injustiça, mas que tem o pulso firme no momento de tomar decisão frente as injustiças”, finalizou Marciano. 

A palestrante da tarde, Renata Assis trouxe os pilares do assunto autismo, de uma forma dinâmica e participativa, alertando aos presentes sempre, da necessidade de se promover a verdadeira inclusão.

Pular para o conteúdo