Em reunião com Associação de Moradores do Araucária Park, prefeito Marciano apresenta alternativas para acessos do bairro

Na noite da última quarta-feira (25), a Prefeitura de Vitorino foi convidada a participar da reunião da Associação de Moradores do bairro Araucária Park, para tratar de várias pautas da administração pública. O principal tema da conversa com os moradores, foram os acessos ao bairro, que acontecem através da rodovia SC-157, e que em 2022, registraram mais de 30 acidentes, de acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina. Este é um dos maiores desafios da gestão atual e um problema histórico, onde o compasso de crescimento da região no passado, não foi acompanhado de ações de planejamento e fiscalização, principalmente da ocupação das faixas de domínio, fator limitante atualmente para uma acessibilidade segura.

O tema dos acessos ganhou notoriedade na última semana, quando o município de Vitorino recebeu um comunicado oficial, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, sobre o fechamento e do isolamento de dois, dos três acessos do bairro Araucária Park. Para informar junto à população do que já se articula na atual gestão, para solucionar os problemas, estiveram na reunião o prefeito Marciano Vottri, com seu vice, Marcio Tibes, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Indústria e Comércio, Halisson Caleffi, e a engenheira Patrícia Madruga. Também estiveram na reunião promovida pela Associação, vereadores e representantes da comunidade local.

Segundo o prefeito Marciano Vottri, existem esforços desde 2022 para encontrar soluções para os acessos do bairro. “Ainda no ano passado contratamos um estudo de viabilidade, para dimensionar realmente, de forma técnica, o problema em questão. Atualmente trabalhamos com duas frentes. Uma solução mais rápida e funcional, que é realizar a adequação do acesso já existente na rua do cemitério junto à Rodovia, criando fluxo em único sentido de entrada e de saída do bairro, com faixa de desaceleração. E uma segunda linha de trabalho, em longo prazo, com o fechamento do acesso pela Avenida das Castanheiras, criação de uma outra avenida que ligue o fluxo de entrada e saída do bairro até o elevado de São Lourenço do Oeste, está já necessitada de maiores recursos e de maior tempo para execução”, finalizou Marciano. O prefeito ainda garantiu aos moradores o esforço na realização e na busca por recursos para viabilização e execução dos projetos rodoviários.