Evento sobre o Outubro Rosa reuniu 58 mulheres em Vitorino

No último sábado (16), a Secretaria de Desenvolvimento Social de Vitorino, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, realizou um evento em prol da conscientização sobre a campanha Outubro Rosa.

O evento aconteceu no Centro Municipal de Educação, destinado especialmente para as mulheres dos Clubes de Mães de Vitorino, com o intuito de informar sobre a necessidade de cuidar de si mesma, física e mentalmente, mantendo exames em dia para prevenir o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Marciano Vottri, a Secretária de Desenvolvimento Social Fernanda Tomassoni e a Procuradora da Mulher e vereadora Gilse Mafioletti.

No total, 58 mulheres estiveram presentes no local, onde puderam prestigiar a palestra da psicóloga do CRAS, Bruna Strappazzon, que abordou a necessidade do autocuidado físico e o cuidado com a saúde mental, destacando a necessidade das mulheres se colocarem como prioridade.

A outra palestra que aconteceu na ocasião foi com a vereadora e enfermeira Joseane Martarello, que também falou sobre a saúde da mulher e abordou o tema climatério, que é o período de transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher.

Segundo o Prefeito Municipal Marciano Vottri, “o Outubro Rosa tem como principal foco evitar que mulheres sofram as consequências de doenças gravíssimas, como o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Por isso, a Administração Municipal de Vitorino está empenhada em conscientizar o maior número de pessoas possíveis sobre a importância de realizar exames regularmente, levando informação e a possibilidade de realizar esses exames gratuitamente através do SUS”.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Fernanda Tomassoni, o evento foi de extrema importância para levar informação e conscientizar as mulheres do município sobre a importância do autocuidado. “Gostaríamos de ter mais momentos como esses para levar conhecimento a e lembra-las que o cuidado não deve ser feito apenas no mês de outubro, mas para prevenir o câncer é necessário estar atenta todos os meses do ano”.

Além das palestras, houve entrega de brindes, lanche, caminhada e zumba durante a tarde.

Tomassoni complementa que também é necessário ter cuidado com a saúde mental, e que “temos duas equipes, da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, que está à disposição para quem necessitar”.

A ocasião faz parte do cronograma da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo informar e conscientizar os munícipes. Além da palestra, também está sendo realizado toda quinta-feira do mês de outubro exames de preventivo no Posto de Saúde Central e na Unidade de Saúde do bairro Araucária Park, além de palestras nas escolas e dia D de conscientização contra a Sífilis, em 27 de outubro, na Praça Central.