Fila para consulta oftalmológica inicial é zerada em Vitorino

Durante a última quarta-feira (6), a Prefeitura de Vitorino realizou, através da Secretaria de Saúde, um mutirão de atendimentos oftalmológicos. Em conjunto ao serviço já contratado pelo município, via Consórcio de Saúde (CONIMS), uma equipe completa de atendimento oftalmológico se instalou na Unidade Central de Saúde. Foram atendidos mais de 100 usuários que aguardavam na fila de espera, com todos os procedimentos realizados no local: consulta, diagnóstico e exames, prescrição de próteses (óculos) e encaminhamento para outras especialidades oftalmológicas, nos casos necessários.

Dentre os exames disponíveis, realizou-se mapeamento de retina, tonometria, biomicroscopia, cicloplegia, ou seja, uma cartela completa para a realização dos diagnósticos necessários para pacientes iniciais. Para a Lourdes Pedroso, usuária que estava na fila de espera, o serviço é uma benção, visto que facilita na principal dificuldade destes atendimentos em especialidades, o deslocamento. “Eu acho muito bom, porque o pessoal não precisa sair para outra cidade, é bem difícil a gente de deslocar. Vim para trocar as lentes dos meus óculos, pois na época da pandemia eu tive que fazer, e tive que pagar a consulta, a lente e tudo mais. Agora, você vem aqui, não gasta nada, é uma benção”.

O prefeito Marciano Vottri esteve acompanhando alguns atendimentos, e observou a eficácia da fila de consultas. “Está sendo oferecido o tratamento completo, um trabalho de qualidade, feito sem custo nenhum ao paciente, através do SUS, e que também facilita para que as pessoas não tenham que se deslocar até uma clínica especializada. Chegaremos ao final de dezembro, sem nenhum paciente na fila para atendimento oftalmológico”, afirmou Marciano.