Mais de 50% dos alunos frequentam as aulas presencialmente nas Escolas Municipais de Vitorino

Desde o retorno das aulas na modalidade presencial nenhuma transmissão da covid-19 aconteceu em ambiente escolar | Foto: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Seguindo rigorosamente todos os protocolos de biossegurança nas escolas municipais, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer vem conseguindo manter os alunos que frequentam as aulas presencialmente longe da covid-19.

Com um monitoramento rigoroso, cada uma das quatro escolas municipais recebeu seus próprios protocolos e semanalmente os professores recebem alertas, para que monitorem possíveis sintomas e se afastem das escolas caso suspeitem de contaminação.

Com isso, desde o retorno das aulas na modalidade presencial, em maio de 2021, nenhuma transmissão da covid-19 aconteceu em ambiente escolar.

Segundo o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município, Valmir Martinello, os casos registrados em alunos foram transmitidos em casa e rapidamente comunicados a escola, possibilitando o isolamento da turma para monitoramento. “Quando somos comunicados de um caso suspeito, fechamos a turma por uma semana e eles ficam isolados em casa, sendo que uma semana depois, caso não apareçam sintomas ou outros casos positivados, esses alunos retornam”, comenta Valmir.

No último levantamento realizado pela Secretaria em 10 de agosto de 2021, há 795 alunos matriculados na rede municipal de Vitorino, na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. Entre esses alunos, 417 já estão frequentando a escola na modalidade presencial, passando a taxa de 50%.

Até o momento, na Escola Municipal José Bonifácio, maior escola do município, com 393 alunos matriculados, há 253 alunos acompanhando as aulas presencialmente, enquanto a Escola Alézio Gervázio Fin registra o maior número de frequência, com 112 alunos matriculados e 71 frequentando o ensino presencial.

Com os protocolos sendo seguidos, é esperado nos próximos meses que mais de 80% dos alunos estejam frequentando o ensino presencial. Quando isso acontecer, um novo protocolo será disponibilizado, intercalando as turmas para não exceder o limite em sala de aula.

Martinello conta que é importante que o aluno tenha a figura do professor presente, e a distância causada pelo ensino remoto dificulta esse contato, sendo que no presencial é possível acompanhar a evolução dessas crianças e o que elas precisam para definir a atitude necessária para o avanço na aprendizagem. “A educação foi uma das áreas que mais sofreu, os professores não estavam habituados a planejar suas aulas e o atendimento ao aluno através de uma tela, eles se reinventaram e se superaram, conseguiram aprender a trabalhar com um sistema online e agora fazem o remoto e o presencial ao mesmo tempo”, comenta.

O Prefeito Marciano Vottri também expressa sua preocupação em encontrar formas seguras de manter um ensino de qualidade nesse momento, para que as crianças do município possam voltar para suas atividades.

“O maior desafio em retomar as aulas durante a pandemia é conciliar a aprendizagem de qualidade com a segurança. Foi com muita coragem que decidimos pelo retorno do sistema presencial, embora não obrigatório, sempre prezando por um ensino, de fato, efetivo”.

Vottri ainda comenta que os protocolos seguidos por todos os envolvidos na educação foi crucial para manter a segurança, “pois a cada dia a população está mais segura nesse novo modelo e a adesão tem aumentado, enquanto isso, nosso sistema se adapta dia após dia. Deixo aqui nosso reconhecimento a todos os profissionais do sistema que se reinventaram para atender essa nova demanda”, conclui.

Como realizar o retorno à escola

Para os pais e alunos que desejam retomar o ensino presencial na rede municipal, devem procurar a escola com uma semana de antecedência, para que a equipe se organize. A medida é necessária para controlar a quantidade de crianças que estão frequentando a modalidade. Quando decidir pelo retorno, os pais ou responsáveis devem assinar um termo de consentimento e responsabilidade para permitir a retomada desse aluno.

Para aqueles que ainda não sentem segurança em voltar para a escola, as atividades impressas continuam sendo disponibilizadas a cada 15 dias para retirada na escola. Possíveis dúvidas dos alunos são respondidas com áudios ou vídeos enviados pelos professores através de grupos de WhatsApp.