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Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Material Fresado disponibilizado pelo DER/PR é aplicado em estradas rurais de Vitorino

O Fomento Municipal para Ações de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – Seil, através do Departamento de Estradas de Rodagem- DER/PR encaminhou material residual dos pavimentos utilizados nas rodovias estaduais a Vitorino, para recuperação de estradas rurais. 

Em Vitorino durante os dias 24 e 27 de maio, foram aplicados 2,86 quilômetros de material fresado de origem asfáltica em doze diferentes pontos da zona rural, cadastrados por georreferenciamento. Com o objetivo de recapar pavimentos antigos, foram beneficiadas sete comunidades: Linha São Pedro, Forquilha, Vista Alegre, São Brás, Vila Maria, Caravaggio e Caçador. Segundo o prefeito Marciano Vottri, “a principal vantagem é que ele é de fácil aplicação, fácil manuseio. Ele possui uma boa durabilidade, alta estabilidade e confere a estrada rural uma trafegabilidade muito boa, com conforto e segurança”, finaliza Vottri.

Para colaborar com o desenvolvimento rural, evitar a utilização de jazidas de cascalho além de oferecer boas condições para escoamento da produção agrícola – como neste momento a safra de feijão e as bacias de produção leiteira – ações como esta para o secretário de Agricultura e vice-prefeito, Márcio Tibes permitem uma durabilidade e “segurança aos nossos produtores. Se nós fizéssemos um trecho de serra com cascalho, talvez duraria um ano ou menos. Mas com o material fresado, ela pode durar de dois até três anos”. 

O DER/PR faz o corte para construção de rodovias e o material gerado por este corte é triturado e moído. “Eles disponibilizam isso e nós levamos para as serras, nos acessos que hoje nós estamos tendo maior dificuldade”, complementa Tibes. A aplicação do material é comprometimento da Prefeitura de Vitorino, através do seu pátio de máquinas e do departamento de Engenharia e Obras Públicas. Ainda segundo o secretário, este material possibilita uma camada mais compacta. “Ele não solta muito como solta o cascalho. Para um caminhão pesado por exemplo, subir uma serra na rocha ele patina, corta pneu, e esse resíduo como ele compacta bem, fica excelente”. 

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