Município lança seu prato típico, o Cordeiro ao molho Vitorino

Na noite da última terça (29), o município de Vitorino, em seu dia de aniversário de 61 anos, através da Associação Comercial e Empresarial de Vitorino – Acevi, realizou o lançamento de seu prato típico, o Cordeiro ao molho Vitorino. Em um jantar para 300 pessoas, o lançamento desse ideal que nasceu na administração municipal, uniu empresas da localidade e voluntários do município para apresentar à população um projeto consciente e que nasceu das origens do município, segundo o prefeito Marciano Vottri. “É o primeiro passo para que nossa cidade seja reconhecida na rota gastronômica do Paraná. É um longo período, porém o primeiro passo foi dado. Esse desafio se tornou possível graças a todas essas pessoas que se uniram. E para consolidar um prato na identidade cultural leva um período muito maior do que a nossa gestão. E nós torcemos que quem vem depois garanta a continuidade desse projeto para que tenhamos um prato reconhecido nacionalmente”.

Marciano ainda afirmou do desafio que o projeto de construir um prato típico representa, considerando que o evento não possuí recursos públicos e foi sustentado por patrocinadores: Coopertradição, Grupo Zancanaro, Supermercado Zílio e Leonardi, Bella Enxovais, Incas Condimentos, e Cantu Verduras. “É um desafio onde surgem incertezas. Esses medos elas iam diminuindo ao passo que nós conseguíamos conectar pessoas, com o mesmo ideal e objetivo, com muita vontade e dedicação. Foi uma longa caminhada até aqui”. O prefeito também lembrou dos parceiros do evento e da relação estreita com a Associação Comercial. “Nós construímos uma relação muito grande entre o município e a Acevi, e sem a Acevi esse evento não seria possível. Menção honrosa à equipe da IvoRecap que acabou de chegar na cidade e já foi a precursora desse momento, porque essa ideia nasce junto com a vinda dessa empresa para Vitorino. À rede HPR também, o nosso agradecimento por colocar toda a sua estrutura disponível para que a janta pudesse ser entregue”, concluiu Vottri.

A presidente da Acevi, Ana Caroline Tamagno lembrou dos voluntários que auxiliaram desde a idealização, produção na equipe de cozinha até o dia do lançamento. “Tudo foi pensado com carinho. O prato é um grande desafio mas a gente conta com um grupo grande de voluntários, pessoas da cozinha que há dois meses estão em reuniões, elaborando, desenvolvendo essa questão, sem contar na equipe de organização e logística”, afirma Caroline.

Após a janta, com buffet completo, houve show com a banda Jair Supercap Show. O lançamento do Cordeiro ao molho Vitorino é parte da programação Natal de Vitorino 2022 que segue agora, durante todas as sextas-feiras até o dia 23 de dezembro, com shows na Praça do Natal.