Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

No mês de dezembro, Secretaria de Saúde de Vitorino realiza conscientização sobre IST

Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde está acompanhando o calendário mundial e adere ao Dezembro Vermelho, mês de prevenção da Aids, com o lema: Proteja-se e viva com saúde. As Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST são apresentadas aos alunos de todas as escolas do município, inclusive o Colégio Estadual Padre Henrique. Uma equipe da Saúde da Família, unidos de membros da Vigilância em Saúde e Epidemiologia, levam até aos alunos palestra sobre as principais infecções e como e apresentam métodos de como preveni-las. 

Segundo a enfermeira e coordenadora da ação, Eliane Nunes, Vitorino apresenta um cenário que exige um trabalho de prevenção que inicie em nossos jovens ainda na sua adolescência. “Em 2022 tivemos 13 casos de sífilis adquirida, que são casos novos, e um caso de sífilis gestacional. Já para o HIV, temos 13 pacientes em tratamento e acompanhamento”, informou Eliane.

Além dos ensinamentos, durante as ações nos colégios, os alunos ganharam copos vermelhos para lembrarem da prevenção, e também puderam retirar suas dúvidas com os profissionais de saúde do município.

Pular para o conteúdo