Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Palestra para professores e comunidade escolar traz clareza sobre o tema autismo “Visibilidade e Inclusão”

Nesta terça-feira, (2) é o Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre Autismo, criado em 2007 pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018. Em razão à data especial, o município de Vitorino, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Secretaria de Saúde, promoveu, no Clube dos Idosos, uma palestra de capacitação aos professores e para toda comunidade escolar, das escolas municipais e, abrindo o convite de participação, para os colégios estaduais de Vitorino. O município, que possuí sete alunos com diagnóstico de autismo na rede municipal de ensino, já conseguiu garantir que seis deles tenham o segundo professor na classe. 

De acordo com o professor Valmir Martinello, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizar uma tarde específica para tratar sobre o assunto, é uma satisfação. “Agradecer aos professores, coordenadores e diretores, das nossas escolas municipais e dos colégios estaduais. Um assunto tão importante e desafiador, é por isso que estamos aqui, para aprender, conhecer e saber do avanço no atendimento ao autista, que não é um problema, porque é uma pessoa também. É assim que devemos ver a situação”, afirmou Valmir, que concluiu ainda exemplificando como o desempenho de um professor preparado, pode auxiliar positivamente na inclusão dos autistas em nossas escolas. 

A palestra com tema “Visibilidade e Inclusão”, foi ministrada pela dupla Tatiana Aranha Pinheiro de Lara, psicóloga e pela pedagoga Estela Mari Zierhut, especializada em Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com o secretário de saúde, Ronaldo da Silveira Filho, conviver com o autista é uma oportunidade. “Eu tenho um filho que foi identificado no ano passado com Espectro Autista. É uma aprendizagem diária e constante que temos em casa, e ao mesmo tempo, também é um motivo para que possamos lutar por estrutura e para que os profissionais tenham condições, no sentido de promover realmente a inclusão”, afirmou Ronaldo. 

No evento, compareceram professores e estagiários da rede municipal e estadual de ensino, os diretores e pedagogos das escolas e colégios do município, incluindo a equipe da Apape de Vitorino, os profissionais do atendimento da Secretaria de Saúde, além dos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, como a presidente Elisandra Zílio. Para ela, a conscientização é muito válida. “Eu espero que saiam daqui compartilhadores deste conhecimento, pois muitas famílias estão precisando. Agradeço de coração. Nós recebemos uma demanda, e o Conselho fará agora no dia 11/04 (quinta-feira), o dia todo no Cras, a emissão da Carteira do Autista. Será um dia diferenciado, com uma programação especial. Para que todos possam ter acesso, todos terão a carteira emitida no dia, não será necessário esperar. Basta levar alguns documentos, como o tipo sanguíneo. No município, apenas 10 pessoas possuem a carteira de autista, e nós sabemos que existem mais casos, e queremos alcançá-los com esta ação”, finalizou Elisandra.

Segundo o prefeito municipal Marciano Vottri, que esteve presente no evento, precisamos oferecer igualdade em meio às diferenças. “Um dia importante, e uma causa muito nobre. Hoje nós somos convidados a oferecer igualdade na diferença. E ouvindo pela manhã a fala de um especialista, segundo ele a maior dificuldade é chegar a um diagnóstico, pois envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais. A partir do diagnóstico, então vem a condução. E nós precisamos estar cada dia mais preparados, pois quanto mais preparados estivermos como administração pública, melhor será nossa resposta para as pessoas que dependem desse olhar especial”, concluiu Marciano.

Pular para o conteúdo